CASES TECFY

 

Diploma Digital

O Diploma Digital é uma ação de inovação tecnológica do MEC obrigatória desde 2022. O novo formato permitirá o acesso ilimitado ao diploma, seja pelo celular ou pelo computador. Confira a seguir um exemplo de implementação da solução no Centro Universitário Avantis – UniAvian.

TECFY - Cases - uniAvan

Cliente: Centro Universitário Avantis – UniAvan

Mais de 15 anos de tradição

Fundada em 2002 como Faculdade Avantis, a UniAvan é uma das mais tradicionais instituições de ensino superior de Balneário Camboriú (SC). Atuando sob o mote de oferecer educação acessível e de qualidade, a IES conquistou o título de Melhor Faculdade de Santa Catarina em 2017, ao receber nota máxima do Ministério da Educação e Cultura (MEC) nos cursos disponíveis.

Em 2019, com a atualização de status institucional para Centro Universitário, a UniAvan já contava com mais de dezoito mil alunos ativos em 13 cursos na graduação presencial e 17 em Ensino a Distância, além dos matriculados em cursos de especialização.

Com grandes demandas vem grandes responsabilidades – e a padronização dos processos é essencial para a gestão de instituições eficientemente organizadas. Assim, mantém-se a excelência e a percepção de satisfação por parte de alunos e equipe interna, já que a otimização das tarefas diárias é, também, uma forma de otimizar o tempo de todas as pessoas envolvidas na rotina universitária.

Contamos aqui sobre o trabalho que a Tecfy entregou com. O desenvolvimento da solução de secretaria acadêmica digital. Contudo, nossa atuação para a UniAvan foi além: implementamos na instituição de ensino outra demanda do MEC; dessa vez, sobre a emissão de diplomas.

Diploma digital: de olho no futuro do presente

Quando nos encontrou e fechou contrato de soluções digitais com a Tecfy, em 2019, a UniAvan também precisava adequar sua rotina de secretaria acad%emica à portaria 315. Ela fala sobre a obrigatoriedade do diploma digital para instituições de graduação, emitindo e registrando diplomas de conclusão de curso de forma 100% digital.

Pode parecer simples. Afinal, é só imprimir um papel dizendo que o estudante se tornou bacharel ou licenciado em alguma disciplina específica… mas não é nada simples. Quem vê o documento impresso raramente percebe toda a gestão de informação que há por trás de sua emissão.

Para se ter uma ideia, o MEC exige mais de dez documentos para autorizar a simples emissão do diploma. São mais de 390 campos de dados que devem ser considerados, incluindo o carimbo do tempo. Trata-se de uma espécie de relógio mundial que nunca para, garantindo autenticidade ao processo quando seu carimbo está presente.

A soma também não é nada simples: são centenas de dados e informações pertinentes que a escola precisa ter em mãos antes de diplomar seus alunos. O que foi feito pela Tecfy foi a digitalização de todo o legado que, a partir da inserção na plataforma, passou a classificar cada documento dentro da tabela de temporalidade.

Separou-se cada documento de acordo com sua taxonomia e nosso software, desenvolvido exclusivamente para a UniAvan, armazenava as informações pertinentes. Também promovemos o treinamento da equipe interna da instituição para capacitá-la a digitalizar processos e otimizar seu tempo.

Por fim, implementamos na Uniavan um sistema que engloba todos os documentos necessários à emissão de diplomas e cumpre com todas as normas de autenticidade no processo.
Trouxemos transformação digital para um ambiente acadêmico que está cada vez mais alinhado ao ensino moderno e comprometido com o futuro de todos os seus alunos.

Objetivos:

Modernizar o fluxo processual para emissão e/ou registro de diploma de graduação. Além disso, proporcionar maior transparência, agilidade e lisura do processo.

Inovação

O Diploma Digital é uma inovação tecnológica para o ensino e com o uso de certificação digital será possível desburocratizar, reduzir tempo e custos.

Benefícios

Com o Diploma Digital, sua instituição passa a ter multiplos benefícios! Além disso, estará de acordo com as leis e portarias do MEC.

Redução de custos na produção e armazenamento.

Integração com sistemas acadêmicos.

Diminuição de fraudes e falsificações.

Agilidade na emissão do documento.

Acesso mais rápido e fácil ao formando.

Redução de burocracia.

Nossa solução atende as portarias:

Portaria 1095/18 – Representação gráfica do diploma que deverá ser uniforme para todas as IES, com todos os dados obrigatórios.

Portaria 554/19 / Nota técnica 13/19 – Após a emissão e registro do diploma será emitido um documento na extensão .XML com o “schema” informado pelo Ministério da Educação.

Fale Conosco

Entre em contato conosco e saiba tudo o que podemos oferecer para a sua instituição!