O ano de 2025 promete grandes avanços na educação, consolidando novas metodologias de ensino que fortalecerão o aprendizado e transformarão a prática dos educadores. Entretanto, uma coisa é certa: a tecnologia será o cerne das estratégias educacionais, trazendo mais eficiência, produtividade e praticidade para professores e alunos.
A seguir, veja as 5 principais tendências para o setor:
Blended Learning 2.0
Também conhecido como ensino híbrido, se popularizou ainda mais no Brasil por consequência da pandemia de Covid-19. A combinação de aulas presenciais e on-line foi o que conhecemos como blended learning 1.0. Mas o conceito promete se expandir com auxílio dela: a tecnologia.
No blended learning 2.0, alunos e professores terão verdadeiras experiências on-line imersivas por meio de simuladores que podem reproduzir ambientes, cenários, laboratórios e muito mais. Já imaginou aprender sobre dinossauros observando-os em seu habitat e época?
Aprimoramento das competências socioemocionais
Atualmente, os conhecimentos técnicos não são suficientes para garantir o sucesso profissional. É preciso que os jovens, desde cedo no período acadêmico, aprendam a desenvolver soft skills, ou competências socioemocionais.
A tendência é que o desenvolvimento dessas soft skills seja cada vez mais incorporado no ensino acadêmico. Praticar na escola habilidades de liderança e colaboração em grupo serão fundamentais para o sucesso na vida adulta.
As escolas também buscarão integrar-se ao mercado de trabalho no sentido de criar parcerias com empresas para projetos baseados em situações reais do dia a dia profissional, treinando alunos desde cedo.
Metaverso
Vimos no blended learning 2.0 que alunos e professores poderão participar de simulações em ambientes on-line. Mas já imaginou a possibilidade de criar avatares que podem interagir entre si em ambientes virtuais 3D?
O metaverso – ambiente virtual compartilhado, acessível por meio de tecnologias como realidade aumentada e virtual – irá possibilitar isso. Através de seus avatares, professores e alunos irão interagir, completar tarefas, explorar ambientes 3D e avaliar ou ser avaliados por meio de plataformas gamificadas as quais irão testar o conhecimento de alunos de um jeito mais dinâmico.
Microcertificações e nanodegrees
O caminho para alcançar um diploma ou uma certificação pode ser longo. Para incentivar o lifelong learning (“aprendizado ao longo da vida”), entram em cena as microcertificações e os nanodegrees, que podem ser alcançados por meio de cursos mais curtos e que desenvolvem habilidades mais específicas e que acompanham as demandas do mercado de maneira mais dinâmica.
Quando o aluno coleta mais certificações ao longo do período acadêmico, ele sente sua evolução de forma mais forte. Essa tendência incentiva a retenção do aluno e até mesmo o estimula a fazer novos cursos de especialização, pós-graduação e mais.
Saúde mental
O comprometimento com o bem-estar mental de alunos e professores será uma tendência mais consolidada em 2025 por meio da integração de programas de suporte psicológico, além da implementação de práticas mindfulness no dia a dia, como meditação guiada ou pausas para respiração, as quais poderão ser acompanhadas por aplicativos.
Tecnologia Tecfy para instituições de ensino se modernizarem em 2025
Além de automatizar processos burocráticos, como matrículas, expedição de certificados e diplomas, e integração de processos, a Secretaria Digital da Tecfy promove uma experiência mais fluida para alunos, professores e gestores, aumentando a eficiência da gestão e reduzindo o tempo gasto com tarefas administrativas.
A automatização da matrícula é uma excelente forma de reter alunos aprovados no processo de seleção, já que facilita o processo a quem ele mais interessa; é possível, ainda, fazer a inscrição de novos alunos sem que eles precisem sair de casa para garantir a vaga na instituição.
A revolução educacional já começou. Sua instituição está pronta para acompanhar essas mudanças? Fale com nossos especialistas e descubra como a Tecfy pode transformar sua gestão acadêmica!