Você já fez o planejamento estratégico de RH da sua empresa? O setor de recursos humanos tem um papel-chave para solucionar problemas administrativos, garantir a contratação de times alinhados com as demandas internas e evitar que o time fique mal estruturado.
Portanto, é fundamental que a empresa tenha um cuidado especial ao definir o planejamento da área. Bem feito, ele pode evitar a falta de recursos, gastos excessivos e a perpetuação de erros.
Quer saber mais sobre o tema? Então continue lendo o post!
O que é o planejamento estratégico de RH?
O planejamento estratégico pode ser definido como o registro de um conjunto de metas, processos, requisitos e demais fatores que orientam o trabalho de uma equipe ao longo de um período.
Em geral, ele contém os pontos que demandarão mais atenção para o time. Assim, ele pode se alinhar com outras áreas para garantir que o setor tenha um papel de destaque nos resultados da empresa.
Por qual motivo ele deve ser feito anualmente?
Um planejamento estratégico anual auxilia a empresa a ter uma visão de médio prazo sobre todos os seus objetivos. Aplicado ao RH, por exemplo, ele dará aos profissionais da área uma visão completa sobre os recursos disponíveis, as metas e futuros investimentos que serão aplicados.
Assim, a sua rotina será mais bem-estruturada e com mais chances de bater as metas existentes, além de reduzir consideravelmente as taxas de turnover.
Quais os passos necessários para realizar um planejamento estratégico de RH em 2019?
Para começar o seu planejamento estratégico de RH em 2019, é importante executar alguns passos básicos. Confira os principais abaixo!
Saiba o seu orçamento
Saber a quantidade de recursos disponíveis para executar as atividades do setor de RH é um dos pontos básicos para o seu planejamento estratégico. Portanto, levante dados sobre todos os recursos que estarão disponíveis, como verbas exclusivas para investimentos ou mesmo para a manutenção de equipamentos. Assim, você conseguirá cortar gastos e melhorar a distribuição de recursos.
Alinhe-se com as metas do negócio
O planejamento estratégico de RH também deve incluir um alinhamento com as metas da empresa. Isso permite que o time tenha um fluxo operacional de maior qualidade e que não cause um impacto negativo em outras áreas. Portanto, sempre mantenha uma comunicação contínua com os outros times para alinhar objetivos e garantir uma estratégia que se integre entre setores.
Avalie pontos que necessitam de melhorias
Em 2019, não deixe de otimizar as atividades do RH. Portanto, faça uma análise completa dos indicadores em busca de pontos que necessitam de melhorias. Para cada erro, crie uma estratégia para evitar que rotinas de baixa qualidade se perpetuem e prejudiquem os resultados da área.
Utilize a tecnologia
A tecnologia pode ser uma grande aliada para a sua empresa. Investindo em TI, o negócio pode otimizar processos, integrar times, tornar informações mais confiáveis e ser mais produtivo. Além disso, os custos operacionais caem.
Portanto, sempre que for realizar o planejamento estratégico de RH, tenha a TI como aliada. Garanta que tecnologias como a computação na nuvem e o ERP sejam utilizadas para otimizar rotinas e garantir mais qualidade aos processos internos. Assim, o RH terá um grande ganho de performance.
Como você pode ver, realizar o planejamento estratégico de RH é fundamental para garantir que o setor possa ter um trabalho com alta qualidade. Utilizando as estratégias corretas, os times podem se preparar e garantir que as rotinas fiquem estruturadas conforme as demandas internas. Assim, o setor poderá impactar diretamente na qualidade dos serviços da empresa.
Deixamos alguma estratégia de fora? Então deixe seu comentário, contando pra gente!