Se você ainda acredita que a principal atribuição do profissional de RH deve ser gerenciar folhas de pagamentos, férias, analisar currículos e outras tarefas manuais, precisamos mostrar que essa realidade mudou.
A era digital transformou o setor de recursos humanos em uma área muito mais estratégica, incumbida de capacitar pessoas, desenvolver habilidades e agilizar processos.
E, para garantir isso, uma metodologia é essencial: o BPM (Business Process Management). A seguir, vamos explicar o que isso significa e como o RH pode usá-lo para revolucionar a gestão de pessoas na empresa.
A importância da tecnologia no RH estratégico
Para criar um RH estratégico é necessário entender o novo cenário corporativo focado na velocidade, produtividade e no desenvolvimento de departamentos amplamente digitais.
Hoje, se um setor de Recursos Humanos continua imerso em pilhas de papéis, carimbos, pastas e outras tarefas burocráticas do século passado, significa que ainda tem muito a evoluir.
Para seguir rumo ao sucesso, a organização precisará incorporar tecnologias que permitam a automação dessa rotina repetitiva e de baixo valor.
Nesse contexto, folhas de pagamento, lançamento e cálculos de horas, férias, gestão de benefícios e filtragem de currículos são alguns exemplos de processos que podem ser agilizados por softwares especializados.
Dessa forma, após uma verdadeira imersão na transformação digital, o RH consegue adotar um papel estratégico e, então, pode implantar o BPM como maneira de aprimorar a gestão de pessoas na organização.
Mas, afinal, o que é BPM?
O Business Process Management (Gerenciamento de Processos de Negócio, em bom português) tem como objetivo melhorar a eficiência operacional de uma organização.
Ele pode ser aplicado em qualquer projeto de uma empresa, a fim de aprimorar a interconexão entre pessoas, sistemas, dados e outros ativos envolvidos na criação e entrega de produtos e serviços.
Contudo, vale ressaltar que o BPM não é uma ferramenta, mas uma metodologia. Ao entender e adotá-la como padrão, a empresa passará a analisar melhor todos os seus processos e modelá-los de acordo com suas necessidades.
Qual o seu impacto no departamento de recursos humanos?
A implantação do BPM traz diversas vantagens para a empresa.
Maior controle administrativo
Um dos grandes benefícios do gerenciamento de processos de negócio é a possibilidade de ter maior controle administrativo sobre tudo que acontece.
Quando o BPM é aplicado, é essencial realizar uma análise, mapear todos os processos envolvidos e executados, para otimizá-los de acordo com o andamento dos projetos. Esse, por sua vez, será ciclo repetitivo com a finalidade de estimular melhorias contínuas.
Já no RH, essas etapas de análise, melhoria e monitoramento permitem que o gestor consiga ter uma visão mais ampla da satisfação e do desenvolvimento das pessoas, podendo agir mais estrategicamente.
Aumento da produtividade
Um dos preceitos do BPM é agilizar ao máximo as tarefas de uma organização e, para isso, é essencial contar com ferramentas de automação que facilitem a gestão de pessoas.
No entanto, não há como falar na adoção de novos sistemas sem lembrar que seu principal objetivo é melhorar o desempenho das equipes.
Sendo assim, com processos mais bem estruturados, o RH deixará de perder tempo em atividades redundantes, diminuindo o tempo ocioso e elevando sua produtividade.
Redução de custos
A redução de custos é uma consequência natural das duas primeiras vantagens. Isso porque, ao obter um maior controle sobre tudo que acontece e aumentar a produtividade das equipes, gera-se economia, tanto de recursos financeiros, como de tempo.
Na prática, a partir da automação proposta pelo BPM, é possível diminuir processos analógicos, tornando o ambiente mais digital, o que já promove economia em itens de papelaria e armazenamento de documentos, por exemplo.
Além disso, com a aplicação de novas tecnologias, os colaboradores não ficam mais reféns de um trabalho burocrático e podem concentrar seus esforços em atividade que gerem valor a toda empresa.
Tecnologia para desenvolver pessoas
Por último, é possível usar a tecnologia como forma de desenvolver pessoas através do BPM. Afinal, ainda que o componente tecnológico seja importante para garantir a automação de processos, é a análise humana que faz a diferença.
De fato, um dos pontos que garante o sucesso do BPM no RH é a inclusão das informações corretas nos sistemas de gestão, com a finalidade de facilitar análises, modelagens e o aprimoramento de ações promovidas através do olhar humano.
Conheça a solução para Gestão e Automação de Processos da Tecfy
O software de gestão e automação da Tecfy se baseia no BPM, a fim de melhorar a visibilidade e o controle de tarefas em uma plataforma amigável e intuitiva. Ele estimula a melhoria contínua em toda a organização, através do gerenciamento de todas as etapas do ciclo de vida dos processos, desde a modelagem à otimização.
Na prática, o sistema proporciona um melhor entendimento do negócio e maior agilidade do RH, ao mesmo tempo que impacta o planejamento estratégico a partir de informações geradas em tempo real.
A ferramenta ainda permite criar rapidamente processos executáveis, com recurso de “arrastar e soltar” em um ambiente 100% na nuvem. Assim, os usuários podem criar regras de negócio de maneira rápida, adicionar papéis funcionais, criar interfaces, formulários personalizados e gerenciar todo o conteúdo relacionado em uma única solução integrada.
Veja no vídeo a seguir, como funciona esse software, suas particularidades e todas as vantagens que trará para o seu RH.
Se ainda tiver qualquer dúvida, fale com nossos especialistas. Vamos juntos revolucionar a gestão de recursos humanos na sua empresa!