O Conceito Preliminar de Cursos (CPC) é um dos indicadores utilizados pelo Ministério da Educação para avaliar cursos e instituições de ensino superior que atuam em território nacional.
Inclusive, ele é um dos parâmetros para chegar ao resultado da nota do MEC, a qual define o posicionamento da instituição de educação junto ao mercado.
Neste post, você terá acesso às principais informações sobre o Conceito Preliminar de Cursos, a forma como o cálculo é feito, onde são publicados os resultados e outros pontos relevantes envolvendo o tema. Acompanhe!
O que é CPC?
O Conceito Preliminar de Cursos, também conhecido pela sigla CPC, é um indicador utilizado pelo Ministério da Educação para avaliar os cursos e instituições de ensino superior. Esse conceito avalia o curso em uma escala de 1 a 5, de forma semelhante à nota do MEC.
O CPC passou a ser utilizado no ano de 2016, sendo identificado pelo código do curso disponível no Sistema e-MEC, conforme enquadramento realizado pela instituição de educação superior no Sistema Enade.
Para chegar ao resultado, são levados em consideração os seguintes pontos:
- Conceito Enade, que avalia o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes;
- Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD);
- Informações acerca da composição do corpo docente, como por exemplo, dados do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores, regime de trabalho, entre outros;
- Percepção dos estudantes sobre o seu processo de formação. Essas informações são obtidas por meio do Questionário do Estudante do Enade.
De acordo com informações divulgadas pelo próprio Ministério da Educação “O cálculo e divulgação do CPC ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade (…) conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).”
Nesse contexto, os cursos que não tiveram o mínimo de dois estudantes concluintes participantes não têm o CPC calculado. Assim os cursos ficam indicados como “Sem Conceito – SC”.
Como é calculado o Conceito Preliminar de Cursos?
O CPC é calculado com base no resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes referente ao ano anterior ao da sua divulgação. A análise também inclui a avaliação de infraestrutura utilizada para o funcionamento do curso, a qualidade das instalações, bem como a quantidade e qualificação do corpo docente.
De acordo com a Nota Técnica nº 58/2020, o cálculo deve, obrigatoriamente, considerar:
“3.1. O cálculo do CPC, realizado por código de curso, leva em consideração as seguintes informações: a) nota dos concluintes no Enade; b) nota do Indicador de Diferença entre o Desempenho Observado e Esperado; c) proporção de professores mestres; d) proporção de professores doutores; e) proporção de professores em regime de trabalho parcial ou integral; f) média das respostas do Questionário do Estudante referentes à organização didático pedagógica; g) média das respostas do Questionário do Estudante referentes à infraestrutura e às instalações sicas; h) média das respostas do Questionário do Estudante referentes às oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.”
Todas as fórmulas utilizadas para se chegar ao valor final do Conceito Preliminar de Curso estão descritas e explicadas na Nota Técnica mencionada. Com os resultados, é aplicada a fórmula:
Sendo:
- NCPCc a Nota contínua do Conceito Preliminar de Curso do curso de graduação c;
- NCc é a Nota dos Concluintes no Enade do curso de graduação c;
- NIDDc é a Nota do Indicador da Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado do curso de graduação c;
- NMc é a Nota de Proporção de Mestres do curso de graduação c;
- NDc é a Nota de Proporção de Doutores do curso de graduação c;
- NRc é a Nota de Regime de Trabalho do curso de graduação c;
- NOc é a Nota referente à organização didático-pedagógica do curso de graduação c;
- NFc é a Nota referente à infraestrutura e instalações físicas do curso de graduação c; e,
- NAc é a Nota referente às oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional do curso de graduação c.” (citação – disponível em NOTA TÉCNICA Nº 58/2020/CGCQES/DAES).
Onde são publicadas as notas do CPC?
Os resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior calculados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) são disponibilizados na plataforma do Instituto.
Como se preparar para as avaliações do MEC?
As IES que têm nota baixa na avaliação do CPC e na nota do MEC correm o risco de perder o credenciamento junto ao Ministério da Educação. Sem o credenciamento elas não são mais “reconhecidas pelo MEC” o que pode causar transtornos significativos tanto na captação dos alunos quanto no posicionamento de mercado.
Ciente disso, a Tecfy pode ajudar a sua instituição a se preparar para as avaliações do Ministério da Educação. Com profissionais especializados, realizamos uma consultoria da instituição de ensino, executando os projetos de forma simples, rápida e totalmente segura.
Oferecemos um painel de análise de todos os indicadores dos instrumentos de avaliação do MEC, você poderá realizar uma avaliação prévia, identificando eventuais pontos críticos e áreas que necessitam de investimento.
Conheça mais sobre o Sistema de Governança de Avaliações do MEC e como ter mais segurança e ampliar a qualidade de ensino da sua instituição.