Não importa o tamanho de uma organização: para conquistar o sucesso é primordial ter uma referência capaz de engajar e extrair os melhores desempenhos de cada um de seus colaboradores. Não por acaso, saber como ser um bom líder é a meta de todo gestor.
Quais características definem esse profissional? Elas podem ser desenvolvidas ou melhoradas?
Neste post listamos algumas explicações e dicas infalíveis para ser um líder que promove a diferença positivamente em uma empresa. Acompanhe!
As características e a importância de ser um bom líder
Os diferentes tipos de organogramas e setores de um negócio fazem com que diversos profissionais tenham que desempenhar a função de gestor, mas nem sempre isso os qualifica como líder.
O gestor da área de RH, no entanto, tem um compromisso com o bem-estar e o sucesso de todos os profissionais da empresa. Ele precisa compreender sua importância estratégica para extrair o melhor desempenho possível da equipe e, ao mesmo tempo, garantir a satisfação de todos.
Para isso, algumas das características e habilidades de um bom líder são:
- ser capaz de construir uma visão e um ambiente que sejam envolventes e desafiadores para a equipe;
- ter visão analítica e saber quais habilidades de cada profissional são mais adequadas para cada situação e desafio;
- focar nos resultados;
- saber antecipar-se aos problemas e às necessidades da empresa;
- ser capaz de reagir às intercorrências com tranquilidade e estratégia;
- dar o exemplo e inspirar todos os membros da organização.
5 dicas sobre como ser um bom líder
Como você pôde perceber, a função de líder exige que o profissional esteja em constante evolução, seja para aprimorar suas habilidades, seja para acompanhar as tendências do mercado. Boas dicas para isso são:
1. Conheça as suas habilidades
Conhecer suas habilidades é fundamental para entender o que é preciso melhorar e quais são as abordagens e ferramentas técnicas mais adequadas em cada ocasião.
2. Pratique a boa comunicação
A comunicação é essencial para a função de liderança e todos seus fundamentos devem ser bem executados, ou seja, é necessário transmitir as informações que os colaboradores precisam, com a linguagem correta e no momento certo.
Isso deixará o time confiante no gestor e ciente dos desafios ou das conquistas que tenham alcançados juntos.
3. Saiba dar feedbacks
Outra comunicação importante — agora de forma individual — são os feedbacks a serem dados aos membros da equipe. É preciso construir uma abordagem que, ao mesmo tempo em que demonstra os pontos de melhoria, também enaltece as habilidades e os esforços de cada funcionário.
Isso pode aumentar consideravelmente as chances de absorção da informação e utilização para o posterior desenvolvimento.
4. Motive sua equipe
O feedback é um instrumento para alinhar o desempenho na direção dos objetivos, mas além do direcionamento, é muito importante engajar os colaboradores e criar incentivos para que eles busquem melhores resultados.
Nesse sentido, campanhas motivacionais, planos de metas, e (individualmente) palavras de incentivo são essenciais.
5. Utilize a tecnologia a seu favor
Fica claro que a atenção do gestor para as relações pessoais precisa ser intensa em diversos momentos da jornada, mas para isso é preciso ter controle dos demais elementos da sua gestão.
Utilizar tecnologias que automatizem processos, aumentem a acessibilidade e a gestão das informações e reduzam custos é fundamental para que um bom líder tenha seu desempenho melhorado.
A tecnologia favorece não só as atividades de quem deseja saber como ser um bom líder, mas de todo o negócio. Diminuindo a necessidade do uso de papéis, otimizando processos e reduzindo custos, ela pode tornar uma empresa ainda mais eficiente e competitiva.
Mais competitiva e com bons líderes, dominar o mercado é um objetivo muito mais factível, certo? Se você gostou dessas dicas e acha que alguém da sua rede de contatos pode se beneficiar delas, compartilhe este post nas redes sociais!