A tecnologia da informação trouxe muitas facilidades ao meio corporativo, independentemente do tipo de negócio. No entanto, ela precisa ser tratada de maneira organizada. Por isso, os modelos de gerenciamento de serviços de TI são bastante eficientes para evitar falhas e aumentar a confiabilidade dos serviços.
De fato, não dá para se pensar em uma empresa sem um setor de TI. Porém, ele precisa ser aplicado de modo a facilitar que os gestores tomem as melhores decisões. Se a sua organização ainda não adota modelos de gerenciamento, continue lendo e conheça os 5 melhores existentes!
1. ITIL
O Information Technology Infrastructure Library (ITIL) consiste numa coleção de práticas para adaptar o setor de TI às necessidades de cada empresa. São cinco volumes, que fornecem diretrizes desde o planejamento, passando pelo desenvolvimento dos processos até o monitoramento.
É um dos modelos de gerenciamento de serviços de TI mais usados no mundo. Isso, porque entende que a tecnologia é algo fundamental para o negócio, que, por isso, deve garantir o funcionamento dela. Assim, pode-se reduzir custos e otimizar a gestão do serviço oferecido.
2. COBIT
Também bastante difundido, o Control Objectives for Information and related Technology (COBIT) reúne diversas práticas e conceitos usados para a implementação e o gerenciamento e um serviço de TI. São quatro domínios, que resumem cerca de 34 processos diferentes:
- planejar e organizar;
- adquirir e implementar;
- entregar e suportar;
- monitorar e avaliar.
É um dos modelos mais voltados para a otimização de recursos, direcionando a atenção para o que o negócio, de fato, precisa. Ou seja, todos os processos são construídos de maneira adaptada, de acordo com a própria estrutura disponível na empresa.
3. CMMI
Enquanto isso, o Capability Maturity Model Integration (CMMI) é uma ferramenta de gestão generalista. Porém, se for aplicada aos serviços de TI, pode ser considerada um modelo de gerenciamento, permitindo a melhoria nos processos e na utilização dos recursos da área.
É mais usada para o desenvolvimento de softwares e aplicativos, ainda que não seja restrita a essa parte. Inclui cinco etapas principais:
- inicial: um processo ainda desorganizado e sem controle;
- gerenciado: quando ocorre a definição de processos e políticas;
- definido: nessa etapa, os processos já são mais bem desenhados e padronizados;
- gerenciado quantitativamente: são estabelecidos metas e objetivos quantitativos de performance;
- em otimização: ocorre a avaliação e a revisão dos objetivos.
4. PMBOK
Já o Project Management Book of Knowledge (PMBOK) é reconhecido como uma das maiores referências em gerenciamento de projetos, podendo ser estendido também aos serviços de TI.
Essa metodologia pressupõe uma divisão dos projetos em cinco fases principais: concepção, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento.
5. ISO 20000
Bastante parecida com o ITIL, a norma ISO 20000 é um padrão internacional voltado especificamente para o gerenciamento de serviços de TI. Ela é estabelecida pela International Organization for Standardization (ISO), uma associação dedicada a padronizar processos usados no mundo todo.
Além de ser um modelo de gerenciamento, a ISO 20000 é uma certificação concedida às empresas que se submeterem aos padrões definidos pela organização certificadora. Para tanto, é preciso passar por uma auditoria e todo um conjunto de processos de implementação.
De qualquer forma, ainda que esses modelos de gerenciamento de serviços de TI sejam diferentes, todos trazem mais eficiência às empresas como um todo. Portanto, é fundamental conhecê-los e adotar aquele que seja mais adequado à sua organização.
Gostou de conhecer esses modelos de gerenciamento de serviços de TI? Agora, descubra como manter sua empresa protegida!