A admissão de pessoas em uma empresa é um momento marcado pela dualidade: de um lado temos candidatos satisfeitos por ingressarem no emprego, de outro, temos uma equipe de RH envolta em uma quantidade enorme de papel e informações.
Antes de qualquer coisa, é preciso entender que um processo de contratação começa muito antes da seleção do candidato. Seu início vem desde a constatação da necessidade da admissão e da definição de quesitos para que uma contratação estratégica de colaboradores seja feita.
Porém, a verdade é que atrair talentos para a organização não é uma tarefa simples, especialmente porque muitas organizações ainda realizam a contratação de maneira tradicionalista, desconsiderando aspectos estratégicos importantes.
O que considerar para fazer a contratação estratégica de colaboradores?
Todo negócio busca a otimização de seus processos de contratação, seja para a diminuição de tempo e custos, seja para ser capaz de suprir as necessidades que o colaborador proporcionará.
Essa busca por um processo mais produtivo faz parte da contratação estratégica de colaboradores, que visa não apenas a realização de um processo admissional, mas um que seja assertivo e encontre os melhores talentos do mercado.
Pensando nisso, listamos etapas essenciais para o RH atuar de forma mais estratégica nas suas contratações, confira a seguir:
Publicação das vagas em sites especializados
Mesmo que você possa publicar a chamada de vagas no site da própria empresa, é essencial buscar outros canais de divulgação gratuitos, como Linkedin e demais redes sociais.
Dessa forma será possível aumentar o alcance das chamadas e, em consequência, atrair mais candidatos para as vagas.
Caso queira, também é possível recorrer a plataformas pagas. Porém, é importante lembrar que, nesse caso, será preciso considerar o valor do investimento no orçamento do RH, afinal, isso pode aumentar os custos do processo e não ter o resultado esperado, se não for bem planejado.
Avaliação dos currículos dos candidatos
É essencial realizar uma boa triagem dos currículos enviados, verificando se o perfil do candidato atende às demandas da vaga. Além disso, é preciso levar em consideração informações tais como objetivos, formação, idiomas e experiências anteriores do candidato.
Nesse momento também deve ser levado em conta os dados apresentados caso se trate de alguma vaga específica de diversidade e inclusão, como para PCD’s, pessoas negras e mulheres, por exemplo.
Processo de entrevistas dos candidatos selecionados
Defina e informe ao candidato como e em quantas etapas serão as entrevistas, para que ele se prepare e deixe um espaço livre na agenda para participar do processo.
Também é importante dizer se as entrevistas serão realizadas de forma presencial ou virtual, se a participação é em grupo ou individual e se haverá mais de uma fase, como dinâmicas, teste de aptidão, entrevista em inglês, entre outras.
Comunicação e envio de documentos
Após a análise das entrevistas e escolha dos candidatos para as vagas, é hora de comunicar aos futuros colaboradores sobre a decisão da empresa.
Aqui é necessário informar ao candidato selecionado quais são os documentos que precisam ser apresentados ao RH para a admissão.
Ainda nessa fase, é preciso avaliar alguns aspectos:
- Qual é o número de contratações?
- Qual o volume de documentos a serem enviados?
- Qual a logística para o envio dessas informações?
- Existe pessoal o suficiente para receber essa documentação e dar a ela o devido trâmite, no tempo necessário?
Apesar de parecer que é a última etapa do processo e, com esse encerramento, a mais fácil de ser concluída, ela é complexa. Isso porque envolve um alto volume de documentos, preenchimento de planilhas e envio de dados para os sistemas da empresa.
No entanto, é uma etapa que pode ser facilmente facilitada e otimizada através do RH Digital, uma solução inovadora da Tecfy que traz melhorias na relação entre a empresa e os funcionários.
Com o RH Digital toda a admissão é feita através de um software que executa as funcionalidades necessárias do processo, tais como:
- Envio de lembretes para o candidato via SMS, e-mail e Whatsapp;
- Agiliza processo de captura de documentos dos candidatos selecionados;
- Valida automaticamente os documentos, informações e os dados obrigatórios para o eSocial;
- Cria check-lists personalizados dos documentos admissionais, por tipo de contratação;
- Criação de pasta completa do novo colaborador no sistema GED;
- Geração de dados da admissão para integração nos sistemas de folha de pagamento.
Para conhecer mais dos benefícios do RH Digital e como ele pode ajudar a fazer contratações de colaboradores mais estratégicas, eficientes, ágeis e com custos que cabem no seu orçamento, entre em contato com a Tecfy.
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