O setor de recursos humanos tem um grande valor estratégico na gestão de uma empresa, sendo o responsável direto pela implantação de uma cultura de inovação.
Com o propósito de gerenciar pessoas, é papel da equipe de Recursos Humanos extrair o melhor de todos, criando um ambiente favorável para a troca de experiências e desenvolvimento pessoal e profissional.
Na prática, o RH pode desenvolver esse cenário dando voz aos colaboradores, mantendo a motivação, elaborando ações para incentivar o pensamento crítico e criativo, colhendo feedbacks e aliando tudo isso ao uso de tecnologias que permitam automatizar tarefas burocráticas e repetitivas do departamento.
A seguir, vamos abordar com mais profundidade esses pontos para que você seja capaz de implantar a cultura de inovação em sua empresa de forma assertiva.
O que é cultura de inovação?
Gestores precisam entender que inovar não é criar algo absolutamente novo, mas pode ser, muitas vezes, simplificar processos ou diminuir custos, por meio de uma mudança processual ou adoção de uma nova tecnologia.
Nesse sentido, desenvolver uma cultura de inovação significa criar um ambiente favorável para que os colaboradores tenham o hábito de sugerir e implantar melhorias, seja no ambiente, em processos, em produtos ou serviços.
Colocá-la em prática, portanto, envolve uma mudança de atitude, tanto por parte dos gestores quanto dos funcionários. É preciso que todos se sintam parte da empresa, para que se mantenham motivados a inovar.
Qual o papel do RH no fomento à cultura de inovação?
Para fomentar uma nova cultura nas empresas, o RH precisa focar nas pessoas e na forma como elas enxergam seu papel. Estimular a inovação, dessa forma, passa por uma mudança de mindset.
Assim, tendo em mente a ideia de que toda a companhia deve pensar de forma mais criativa e menos previsível, o departamento de recursos humanos tem a necessidade de elaborar ações que garantam a perpetuação dessa cultura.
Como adotar uma nova cultura em sua empresa?
O primeiro desafio para superar culturas de trabalho tradicionais é o medo de errar. Quando uma ideia inovadora é lançada a organização deve ter a capacidade de testar, avaliar seus resultados e, principalmente, ser tolerante com falhas.
Nesse novo cenário, é importante entender que os erros devem ser enxergados como uma oportunidade de crescimento.
Permita o pensamento crítico dos colaboradores
Uma forma de permitir que a cultura de inovação se estabeleça é dar aos colaboradores a oportunidade de desenvolver o pensamento crítico. Cada um deve ser livre para pensar como desejar, uma vez que a inovação nasce justamente na diversidade.
Isso vai auxiliar no desenvolvimento da autonomia e proatividade dos profissionais. Logo, todos saberão que terão suas opiniões, visões e ideias respeitadas. A partir daí, é possível “pensar fora da caixa”.
Incentive a colaboração
O gestor de recursos humanos também precisa pensar em maneiras de promover a colaboração entre suas equipes, pois muitas vezes a inovação pode surgir de outros pontos de vista.
É comum que os profissionais de determinado departamento fiquem tão acostumados com os processos e a forma como fazem as coisas, que acabam perdendo a capacidade de enxergar novas oportunidades de inovação.
Por outro lado, ao incentivar essa colaboração, uma área pode pensar em inovações para outra dentro da empresa.
Por que a maioria dos departamentos de Recursos Humanos não consegue implantar esta cultura?
Modificar a cultura corporativa nunca é um processo simples e rápido, mas com o profissional de RH atolado em meio a tarefas burocráticas, como gestão de ponto e preenchimento de formulários, isso pode se tornar ainda mais difícil e pouco efetivo.
Para redesenhar processos, o departamento também precisa se reinventar. Em outras palavras, a área de recursos humanos deve digitalizar e automatizar algumas de suas atividades com a finalidade de se tornar mais produtiva e ter mais tempo para assumir uma posição estratégica na organização.
Processos de recrutamento e seleção, por exemplo, podem ter 90% do tempo reduzido através da digitalização, gestão de documentos e uso de chatbots para entrevistas iniciais com candidatos.
Resumidamente: o desenvolvimento de uma nova cultura nas empresas falha, pois, o setor que deveria ser o responsável por espalhar esse novo hábito, não tem a disponibilidade de tempo para tanto.
Use a tecnologia a favor da inovação
Pensar em inovação também significa pensar em tecnologia. Afinal, com o surgimento de novas soluções inteligentes, tarefas burocráticas podem ser agilizadas, dados coletados e analisados de forma mais dinâmica para que, assim, nos tornemos mais produtivos.
No cenário de RH, portanto, também é possível fazer a gestão de talentos de forma assertiva ao utilizar softwares que desenvolvem e visualizam competências, ao mesmo tempo em que as associam aos cargos, processos e funções dentro da empresa.
Dessa forma, é possível avaliar competências e apresentar uma visão ampla e abrangente da força de trabalho, ajudando os líderes a entenderem melhor o perfil das suas respectivas equipes.
Outra maneira de ganhar tempo e produtividade é a partir da implantação da admissão digital. Isso porque, principalmente em tempos de home office, isso facilita todas as etapas de contratação, preenchimento de cadastro e onboarding de novos funcionários.
Essas e outras soluções garantem mais agilidade, trazendo economia de tempo e recursos para que todo o departamento consiga concentrar seus esforços na implantação de uma cultura de inovação.
Por isso, se a sua empresa também deseja repensar sua gestão, sugerimos que o uso de tecnologia seja uma de suas bases. Para tanto, a Tecfy fica à disposição para tirar todas as dúvidas e ajudar a implementar ferramentas que possam garantir mais inovação e sucesso para o seu negócio.