O agronegócio é um dos principais motores da economia brasileira graças à sua capacidade de empregabilidade, movimentar o mercado e influenciar diretamente o PIB. Por isso, ao traçar caminhos para a expansão das iniciativas do agronegócio, não há como deixar de lado a gestão de RH.
O Brasil está no ranking dos maiores produtores de alimentos do mundo, assim, é preciso ter em mente que o agronegócio brasileiro não se restringe à produção no campo. É um processo que envolve empresas e diversas operações que possuem uma gestão de alta complexidade.
Assim, como em alguns outros setores do mercado, apesar da base dos seus processos e operações se fundar com as pessoas que, por exemplo, lidam com animais e operam maquinário, ainda existem as dificuldades que extrapolam a cadeia produtiva.
Aqui entram questões como a retenção de talentos, alto índice de turnover, falta de treinamento e desenvolvimento de colaboradores, além das necessárias estratégias específicas que o agronegócio demanda.
Tudo isso porque mão de obra qualificada, maquinário avançado e qualidade dos insumos, são fatores essenciais para o avanço do setor. E, neste ponto, se destaca a necessidade da boa gestão do capital humano.
Assim, elementos como o alto índice de turnover acabam por impactar até mesmo os custos de produção por safra, o ambiente de trabalho, a satisfação dos colaboradores e, claro, a lucratividade do negócio.
Por essas razões, a gestão de recursos humanos têm se mostrado para diversas empresas um verdadeiro gargalo. Já para outras, têm sido o diferencial que as destaca no mercado.
Mas, então, por que será que alguns negócios conseguem ultrapassar essas barreiras?
Siga a leitura e conheça nossas recomendações para uma gestão de RH eficiente e capaz de tornar um diferencial para as iniciativas do agronegócio.
Dicas de Gestão de RH para Iniciativas do Agronegócio
Dentro das iniciativas do agronegócio, é fácil ouvir falar em investimentos com insumos de qualidade, maquinário moderno e outros recursos tecnológicos. Porém, o quanto se debate sobre uma gestão eficiente de RH no setor?
Para reverter o quadro de dificuldades que muitas vezes sequer são atreladas à gestão de RH, existem duas ações basilares que as iniciativas do agronegócio precisam focar, que destacamos a seguir:
Foco no Desenvolvimento de Pessoal
O alto índice de turnover e a falta de qualificação são alguns dos principais percalços que a gestão de RH precisa enfrentar.
Esse é um processo que precisa de planejamento de curto, médio e longo prazo, possibilitando que os colaboradores passem por etapas de aprendizagem e desenvolvimento de modo imediato e contínuo.
Nesse sentido, é preciso pensar em aperfeiçoamento de conhecimentos, habilidades e atitudes, ou seja, as já conhecidas hard e soft skills.
Dessa maneira, o caminhar de desenvolvimento não será apenas individual dos funcionários, mas sim no sentido de obter uma uma equipe de alta performance. Em consequência, permitindo resultados melhores para toda a estrutura da iniciativa.
Com um ambiente mais saudável, plural, diverso e inclusivo, alinhado às estratégias do negócio, até mesmo questões de produtividade, empenho e motivação dos colaboradores é transformada.
Isso traz pessoal mais capacitado, menor índice de turnover, maior engajamento, melhoria das lideranças e valorização das dinâmicas de trabalho.
A correlação de desenvolvimento de pessoas é clara: não estamos apenas investindo em capital humano, mas sim na própria organização como um todo.
Investimento em Tecnologia
O próprio quesito de desenvolvimento de pessoal se atrela a outras necessidades indispensáveis para alcance dos objetivos.
Como já destacamos, falar em investimento em tecnologia pode parecer óbvio para as iniciativas em agronegócio, que precisam de maquinário atualizado para a produtividade da produção e se manterem no mercado.
Especialmente quando se pensa na Agricultura 4.0, em que a tecnologia é uma aliada poderosa do produtor, tornando os processos mais automatizados e eficientes, o panorama se reafirma.
Segundo o estudo Agricultura Digital no Brasil, feito pela Embrapa, 67,1% das iniciativas agropecuárias que participaram entendem como necessária a obtenção de informações e planejamento de atividades da propriedade.
Ao mesmo tempo, 59,7% destacaram como fundamental a gestão da área rural para o sucesso e bom desempenho do negócio.
Assim, chamar atenção para essas necessidades aqui é dispensável. Queremos trazer luz às tecnologias que não são vislumbradas, mas que são capazes de proporcionar verdadeiras revoluções para o setor.
Nesse sentido, falamos de ferramentas que vão atuar como suporte da gestão de RH e atuar como formas de desonerá-la de processos que são tradicionalmente morosos, burocráticos e, muitas vezes, ainda atrelados à papelada física.
São processos assim que impedem que a gestão tenha tempo, disposição e capacidade de planejamento estratégico nas ações de desenvolvimento de pessoal. E, claro, acabam por reforçar as dificuldades pré-existentes na área.
Dessa forma, para que a iniciativa de agronegócio consiga atuar com dentro das metas traçadas é preciso optar pelas metodologias e ferramentas corretas, que permitem desde o desenho de estratégias até a execução facilitada de procedimentos rotineiros, agindo como uma ponte entre o RH e os colaboradores.
Além disso, também é necessário que a plataforma permita que a gestão de RH tenha um conhecimento aprofundado do negócio, a partir de dados específicos, corretos e atualizados em tempo real.
Afinal, isso abre espaço para traçar estratégias acertadas e coerentes com as necessidades do negócio para o desenvolvimento de pessoal.
Ao mesmo tempo, é preciso que seja possível o acompanhamento de resultados, para que seja possível verificar a necessidade de novas abordagens e agilizar processos.
Pode parecer um grande desafio conseguir uma plataforma que permita tudo isso, mas ela está ao alcance da sua iniciativa no agronegócio através do RH Digital da Tecfy.
Além de contar com um sistema facilitado, rápido e intuitivo, o RH Digital da Tecfy tem interface amigável que integra diversas soluções em uma única plataforma.
Para conhecer os benefícios e atualizar seu negócio com uma solução personalizada da Tecfy, entre em contato conosco!