Elevar a produtividade no trabalho é um elemento central para qualquer empresa. Afinal, quanto maior a produtividade, maiores serão a quantidade de bons resultados e a lucratividade, melhorando o posicionamento do negócio junto ao mercado.
No entanto, isso depende, em grande medida, dos colaboradores. Portanto, é crucial auxiliá-los a trabalhar continuamente do modo mais eficiente possível. Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, dicas práticas para ajudar você a atingir esse objetivo. Boa leitura!
Defina metas
Tenha em mente que não será possível aumentar a produtividade se os membros da sua equipe não souberem o que devem fazer. Enquanto líder empresarial, cabe a você definir objetivos e metas e, além disso, orientar os colaboradores para atingirem os resultados esperados.
Nesse contexto, é altamente recomendável começar alinhando os planos operacional e tático ao planejamento estratégico da sua organização. Trata-se de determinar quais ações devem ser implementadas para que a equipe cumpra suas metas.
Para tanto, comunique os prazos de modo assertivo, mantendo todos informados acerca do real andamento das atividades. Lembre-se de que é mais fácil aumentar a produtividade quando todos os envolvidos sabem de qual ponto partir e como avançar.
Crie um programa de recompensas
Equipes produtivas contribuem significativamente para a elevação do faturamento de suas organizações. Consequentemente, merecem ser recompensadas. Sendo assim, uma das melhores formas de aumentar a produtividade em sua empresa consiste na criação de programas de recompensa fundamentados no cumprimento de metas.
O mais indicado é estipular metas coletivas e individuais para todos os departamentos ou setores, esclarecendo quais serão as métricas ou indicadores utilizados nas avaliações. Crie, além disso, um placar a partir do qual cada colaborador possa monitorar o seu próprio desempenho.
Uma vez que a sinergia é um dos pilares das empresas produtivas, o espírito de equipe deve ser estimulado por meio de tarefas desenvolvidas em grupos (intersetoriais ou setoriais).
Ofereça feedbacks
É fundamental saber receber e dar feedbacks. Desse modo, você manterá uma comunicação clara com todos os colaboradores. Ao nutrir os profissionais com sugestões e críticas que auxiliem o crescimento profissional, você estimulará a inteligência emocional e reforçará o aprendizado contínuo das pessoas.
O recebimento de feedbacks, sejam negativos ou positivos, é, também, uma grande oportunidade de aprendizado para qualquer gestor.
Motive a equipe
A motivação é um dos primeiros elementos que vêm à mente quando pensamos em produtividade, não é mesmo? Afinal, todos sabemos que trabalhadores felizes são mais produtivos. Todavia, não é nada fácil identificar os fatores que motivam cada indivíduo.
Não obstante, o reconhecimento pelos bons trabalhos realizados é algo que, geralmente, supera a maioria das demais ações de motivação efetivadas por diversas organizações.
Esse reconhecimento pode se manifestar financeiramente, por meio de gratificações, bônus ou aumentos salariais, ou de formas não financeiras, tais como oportunidades de aprendizado e crescimento e reconhecimento verbal.
É preciso levar em consideração aspectos como o exemplo dado por colegas e superiores, a comunicação aberta, a cultura organizacional, o ambiente profissional e também as políticas de promoção, que devem priorizar as promoções internas.
Obviamente, nem sempre existem recursos internos que atendam aos perfis necessários, contudo, é muito importante observar com atenção e qualificar os seus profissionais, para que eles estejam prontos para as oportunidades.
Utilize a tecnologia
Ferramentas e soluções tecnológicas que permitam acelerar processos, automatizar tarefas manuais e reduzir o excesso de burocracia devem ser tidas como grandes aliadas da produtividade.
Nos dias atuais, há recursos que simplificam as comunicações, bem como sistemas que integram processos e programas que colaboram para fazer uma excelente gestão dos seus recursos humanos.
Dessa forma, os processos da sua empresa devem ser devidamente analisados, propiciando tomadas de decisão bem fundamentadas em relação à escolha das ferramentas capazes de ajudar a sua equipe no dia a dia. O intuito é permitir que os colaboradores possam se concentrar em aspectos mais estratégicos, com acesso facilitado a fontes de dados e informações centralizadas e, sobretudo, confiáveis.
Entretanto, é natural que tempo e recursos acabem sendo gastos durante a implementação de novos sistemas, afetando, por um período limitado, os níveis de produtividade no trabalho. Logo, sempre que considerar soluções tecnológicas, é indispensável avaliar todos os pontos positivos e negativos, planejando uma implantação que não gere impactos muito grandes sobre a produtividade.
Felizmente, há aplicativos que podem ser utilizados na gestão e não requerem muito tempo para sua implantação, fazendo com que sejam uma ótima alternativa para melhorar e manter bons níveis de produtividade.
Priorize a qualificação
Selecionar profissionais que tenham qualificações adequadas para executar as funções é necessário para assegurar o oferecimento do suporte de que a sua empresa precisa.
Para cada vaga aberta, todos os requisitos, em termos de experiência, formação e postura profissional, devem ser explorados, transcendendo descrições padronizadas e compreendendo as reais necessidades da área em questão.
A contratação de ótimos profissionais, contudo, não é o suficiente para garantir que eles permanecerão tendo as qualificações imprescindíveis para as suas funções. Apostar em treinamentos e capacitações que atraiam colaboradores (novos e antigos) é de suma importância para garantir índices satisfatórios de produtividade.
Nesse cenário, os incentivos devem ser constantes, a fim de que os colaboradores se sintam devidamente estimulados acerca das melhores práticas, desenvolvendo seus próprios talentos e capacidade de inovar.
Simplifique processos
A despeito de todos os elementos citados até aqui serem fundamentais para incrementar a produtividade, de nada adiantará efetivá-los se, antes de mais nada, você não simplificar os processos da sua empresa. Esse é, justamente, um dos maiores diferenciais da Tecfy.
Com efeito, ao acessar as soluções da Tecfy, você poderá, entre outros benefícios:
- reduzir a quantidade de funcionários em tempo integral na realização de atividades que não apresentem alto valor agregado;
- elevar as receitas operacionais, a taxa de retenção dos clientes e a presença no mercado por meio de uma maior satisfação dos clientes;
- diminuir gastos com horas extras por meio da otimização e automação de tarefas manuais, assegurando maior agilidade aos seus processos;
- assegurar visibilidade em tempo real;
- diminuir os esforços necessários para responder às requisições dos clientes, a partir do aprimoramento contínuo e do monitoramento dos processos de atendimento;
- converter dados brutos em informações inteligentes, valiosas e acionáveis, impulsionando estratégias e aprimorando a performance dos negócios;
- assegurar a aplicação de processos e regras alinhados às diretrizes do seu planejamento estratégico, eliminando custos desnecessários;
- fomentar a colaboração entre analistas de negócio e o setor de TI, a fim de implementar e documentar novos processos;
- reduzir riscos, acessando meios que assegurem a rastreabilidade de esforços aplicados em compliance.
Cumpre ressaltar, por fim, que as ferramentas disponibilizadas pela Tecfy permitem aumentar a produtividade no trabalho com o uso de raias, decisões, tarefas, atividades, eventos e outros elementos capazes de elaborar rapidamente processos executáveis, com recursos de arrastar e soltar em ambientes 100% online.
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