Conforme a empresa integra a tecnologia aos seus processos corporativos, garantir que o empreendimento tenha uma infraestrutura de alta performance e alinhada com os seus objetivos de mercado se tornou algo crítico. Para garantir que isso ocorra, duas políticas entram em cena: a de gestão de TI e a de governança.
Em conjunto, elas têm um papel-chave nos resultados do negócio. Alinhando processos, otimizando sistemas e evitando falhas operacionais, ambas podem tornar o negócio mais competitivo e capaz de atingir os seus objetivos de médio e longo prazo.
Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura deste post e entenda como investir em uma boa política de governança e de gestão de TI pode afetar a sua empresa!
O que é a gestão de TI?
A gestão de TI é definida como um conjunto de processos e rotinas corporativas voltadas para garantir o melhor funcionamento possível da infraestrutura de TI. Ela envolve estratégias de manutenção, prevenção de riscos e monitoramento de desempenho que, em conjunto, garante um desempenho contínuo para a tecnologia utilizada no ambiente corporativo. Isso passará por atividades como:
- a execução de uma política de backup de dados para reduzir o tempo necessário para restaurar sistemas e arquivos perdidos;
- a manutenção preventiva de equipamentos com o objetivo de diminuir a frequência em que os problemas ocorrem;
- a atualização regular de softwares para diminuir riscos e aumentar a agilidade do acesso a novos recursos;
- o monitoramento da performance da infraestrutura para reduzir as chances de gargalos não serem encontrados com rapidez;
- a aplicação de política de controle de dados para diminuir riscos de segurança;
- a execução de processos que reforçam a segurança digital para tornar a infraestrutura mais confiável.
Todos os processos acima, em conjunto, dão ao negócio mais meios para atingir bons resultados, com uma performance regular e a alta disponibilidade de todas as soluções.
O que é a governança de TI?
A governança de TI é uma política que tem, como maior objetivo, alinhar o setor de TI com o restante do negócio. Em outras palavras, ela trabalha com a integração do time de tecnologia com as outras áreas da companhia, garantindo que exista um ambiente mais inovador, inteligente e capaz de permitir que os profissionais executem os seus processos diários com o máximo de qualidade.
Utilizando uma comunicação contínua, a governança de TI pode melhorar o planejamento dos processos de manutenção, a maneira como os investimentos são realizados e a infraestrutura configurada.
Essa política também permite ao gestor melhorar os procedimentos de gestão de risco e segurança digital, tornando os sistemas mais robustos e confiáveis. Além disso, ela verifica os processos internos para evitar que as rotinas não estejam adaptadas a normas legais e guias de boas práticas que são padrão do mercado.
De forma resumida, a governança de TI auxiliará a empresa a:
- realizar melhor investimentos em TI;
- reduzir riscos operacionais relacionados ao uso da infraestrutura;
- maximizar a performance dos equipamentos a partir do seu perfil de uso;
- alinhar as rotinas de gestão a se adaptarem às regras do mercado.
Como a gestão de TI se diferencia da governança de TI?
A gestão de TI está mais direcionada aos processos de manutenção de equipamentos. Com ela, a empresa pode garantir o melhor funcionamento possível para a sua infraestrutura, evitando riscos de segurança e problemas de performance. Ou seja, ela se direciona a processos que afetam o uso diário da tecnologia no ambiente corporativo.
Já a governança de TI tem um papel estratégico para a companhia. Ela trabalha alinhando a infraestrutura com as regulamentações do mercado, otimizando investimentos e reduzindo riscos.
Dessa forma, não só a infraestrutura terá um melhor funcionamento, mas também poderá contribuir de modo mais amplo para dar a competitividade necessária para a companhia vencer os desafios do seu setor. Logo, a governança de TI mantém o papel inovador da tecnologia no ambiente corporativo, diminuindo custos, maximizando o nível de performance e o impacto que a TI tem na empresa.
Quais os benefícios de investir na governança e na gestão de TI?
No cenário atual, em que a tecnologia faz parte do dia a dia das empresas de vários setores, a governança e a gestão de TI devem trabalhar juntas para auxiliar o negócio a ter o máximo de competitividade. A integração dessas políticas deve ser feita com base nas demandas internas e no perfil da empresa. Além disso, é fundamental considerar regras de mercado e guias de boas práticas, pois eles orientam o negócio a ter serviços de TI de alta qualidade.
O gestor deve ficar atento a tendências do mercado. Isso pode ser feito participando de conferências, pela leitura de blogs ou mesmo novas publicações acadêmicas. Conhecendo as novidades e antecipando lançamentos, a companhia melhora o seu posicionamento diante de concorrentes e maximiza a sua capacidade de responder a demandas de clientes.
Além disso, a análise de dados pode ser estruturada no ambiente corporativo. Com ela, o gestor terá mecanismos para compreender como a TI está impactando nas receitas, avaliar o que pode ser otimizado e garantir que a governança e a gestão de TI sempre terão um bom impacto nas receitas corporativas!
A tecnologia faz parte de vários processos corporativos. Ela tornou negócios mais eficientes, capazes de serem produtivos e econômicos em diferentes setores. Justamente por isso, esse investimento é considerado como estratégico por quem pretende atingir os seus objetivos de médio e longo prazo com segurança.
Nesse cenário, a empresa deve ter mecanismos inteligentes para garantir que todos os sistemas estejam alinhados com as suas demandas corporativas. Esse é o papel das políticas de governança e de gestão de TI.
Juntas, elas reduzem riscos, melhoram os investimentos e o alinhamento do time de tecnologia com as demandas da empresa. Dessa forma, as políticas de governança e gestão de TI contribuem, juntas, para tornar a tecnologia uma ferramenta estratégica na execução e entrega de serviços alinhados com as demandas da companhia e de seu público-alvo.
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