PABX: (11) 2808-7800

  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
Acesse a Área do Cliente

 PABX: (11) 2808-7800

Acesse a Área do Cliente
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir

 PABX: (11) 2808-7800

  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
Acesse a Área do Cliente
  • HOME
  • SOLUÇÕES
    • Assinatura Eletrônica
    • Soluções Educacionais
      • Certificado de Conclusão de Curso
      • Diploma Digital
      • Secretaria Acadêmica Digital
      • Sistema de Governança
    • Prontuário Médico Eletrônico
    • RH Digital
      • Admissão digital
      • Gestão e Automação de Processos
      • Gestão de Talentos
    • Gestão de Qualidade Empresarial
    • Gestão de Fornecedores
    • Gestão de Demandas e Projetos
    • Gestão de Governança, Riscos e Conformidade – GRC
    • Gerenciamento de Serviços de TI (ITSM)
  • O QUE FAZEMOS
    • Paperless
    • Captura Inteligente
    • Gestão de Documentos
    • Digitalização de Documentos
    • Transformação Digital de Processos
  • BLOG
    • BLOG
    • MATERIAIS
  • CASES
    • Diploma Digital
    • Secretaria Acadêmica Digital
  • NOTÍCIAS
  • CONTATO
    • Fale conosco
      • Sou cliente
      • Quero ser cliente
      • Suporte On Line
    • Onde estamos
    • Trabalhe conosco
  • A EMPRESA
    • A Tecfy
    • O Grupo Tecnoset
  • HOME
  • SOLUÇÕES
    • Assinatura Eletrônica
    • Soluções Educacionais
      • Certificado de Conclusão de Curso
      • Diploma Digital
      • Secretaria Acadêmica Digital
      • Sistema de Governança
    • Prontuário Médico Eletrônico
    • RH Digital
      • Admissão digital
      • Gestão e Automação de Processos
      • Gestão de Talentos
    • Gestão de Qualidade Empresarial
    • Gestão de Fornecedores
    • Gestão de Demandas e Projetos
    • Gestão de Governança, Riscos e Conformidade – GRC
    • Gerenciamento de Serviços de TI (ITSM)
  • O QUE FAZEMOS
    • Paperless
    • Captura Inteligente
    • Gestão de Documentos
    • Digitalização de Documentos
    • Transformação Digital de Processos
  • BLOG
    • BLOG
    • MATERIAIS
  • CASES
    • Diploma Digital
    • Secretaria Acadêmica Digital
  • NOTÍCIAS
  • CONTATO
    • Fale conosco
      • Sou cliente
      • Quero ser cliente
      • Suporte On Line
    • Onde estamos
    • Trabalhe conosco
  • A EMPRESA
    • A Tecfy
    • O Grupo Tecnoset

Entenda de uma vez o que é a gestão de TI

maio 23, 2019 | Tecnologia

Conforme a empresa integra a tecnologia aos seus processos corporativos, garantir que o empreendimento tenha uma infraestrutura de alta performance e alinhada com os seus objetivos de mercado se tornou algo crítico. Para garantir que isso ocorra, duas políticas entram em cena: a de gestão de TI e a de governança.

Em conjunto, elas têm um papel-chave nos resultados do negócio. Alinhando processos, otimizando sistemas e evitando falhas operacionais, ambas podem tornar o negócio mais competitivo e capaz de atingir os seus objetivos de médio e longo prazo.

Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura deste post e entenda como investir em uma boa política de governança e de gestão de TI pode afetar a sua empresa!

O que é a gestão de TI?

A gestão de TI é definida como um conjunto de processos e rotinas corporativas voltadas para garantir o melhor funcionamento possível da infraestrutura de TI. Ela envolve estratégias de manutenção, prevenção de riscos e monitoramento de desempenho que, em conjunto, garante um desempenho contínuo para a tecnologia utilizada no ambiente corporativo. Isso passará por atividades como:

  • a execução de uma política de backup de dados para reduzir o tempo necessário para restaurar sistemas e arquivos perdidos;
  • a manutenção preventiva de equipamentos com o objetivo de diminuir a frequência em que os problemas ocorrem;
  • a atualização regular de softwares para diminuir riscos e aumentar a agilidade do acesso a novos recursos;
  • o monitoramento da performance da infraestrutura para reduzir as chances de gargalos não serem encontrados com rapidez;
  • a aplicação de política de controle de dados para diminuir riscos de segurança;
  • a execução de processos que reforçam a segurança digital para tornar a infraestrutura mais confiável.

Todos os processos acima, em conjunto, dão ao negócio mais meios para atingir bons resultados, com uma performance regular e a alta disponibilidade de todas as soluções.

O que é a governança de TI?

A governança de TI é uma política que tem, como maior objetivo, alinhar o setor de TI com o restante do negócio. Em outras palavras, ela trabalha com a integração do time de tecnologia com as outras áreas da companhia, garantindo que exista um ambiente mais inovador, inteligente e capaz de permitir que os profissionais executem os seus processos diários com o máximo de qualidade.

Utilizando uma comunicação contínua, a governança de TI pode melhorar o planejamento dos processos de manutenção, a maneira como os investimentos são realizados e a infraestrutura configurada.

Essa política também permite ao gestor melhorar os procedimentos de gestão de risco e segurança digital, tornando os sistemas mais robustos e confiáveis. Além disso, ela verifica os processos internos para evitar que as rotinas não estejam adaptadas a normas legais e guias de boas práticas que são padrão do mercado.

De forma resumida, a governança de TI auxiliará a empresa a:

  • realizar melhor investimentos em TI;
  • reduzir riscos operacionais relacionados ao uso da infraestrutura;
  • maximizar a performance dos equipamentos a partir do seu perfil de uso;
  • alinhar as rotinas de gestão a se adaptarem às regras do mercado.

Como a gestão de TI se diferencia da governança de TI?

A gestão de TI está mais direcionada aos processos de manutenção de equipamentos. Com ela, a empresa pode garantir o melhor funcionamento possível para a sua infraestrutura, evitando riscos de segurança e problemas de performance. Ou seja, ela se direciona a processos que afetam o uso diário da tecnologia no ambiente corporativo.

Já a governança de TI tem um papel estratégico para a companhia. Ela trabalha alinhando a infraestrutura com as regulamentações do mercado, otimizando investimentos e reduzindo riscos.

Dessa forma, não só a infraestrutura terá um melhor funcionamento, mas também poderá contribuir de modo mais amplo para dar a competitividade necessária para a companhia vencer os desafios do seu setor. Logo, a governança de TI mantém o papel inovador da tecnologia no ambiente corporativo, diminuindo custos, maximizando o nível de performance e o impacto que a TI tem na empresa.

Quais os benefícios de investir na governança e na gestão de TI?

No cenário atual, em que a tecnologia faz parte do dia a dia das empresas de vários setores, a governança e a gestão de TI devem trabalhar juntas para auxiliar o negócio a ter o máximo de competitividade. A integração dessas políticas deve ser feita com base nas demandas internas e no perfil da empresa. Além disso, é fundamental considerar regras de mercado e guias de boas práticas, pois eles orientam o negócio a ter serviços de TI de alta qualidade.

O gestor deve ficar atento a tendências do mercado. Isso pode ser feito participando de conferências, pela leitura de blogs ou mesmo novas publicações acadêmicas. Conhecendo as novidades e antecipando lançamentos, a companhia melhora o seu posicionamento diante de concorrentes e maximiza a sua capacidade de responder a demandas de clientes.

Além disso, a análise de dados pode ser estruturada no ambiente corporativo. Com ela, o gestor terá mecanismos para compreender como a TI está impactando nas receitas, avaliar o que pode ser otimizado e garantir que a governança e a gestão de TI sempre terão um bom impacto nas receitas corporativas!

A tecnologia faz parte de vários processos corporativos. Ela tornou negócios mais eficientes, capazes de serem produtivos e econômicos em diferentes setores. Justamente por isso, esse investimento é considerado como estratégico por quem pretende atingir os seus objetivos de médio e longo prazo com segurança.

Nesse cenário, a empresa deve ter mecanismos inteligentes para garantir que todos os sistemas estejam alinhados com as suas demandas corporativas. Esse é o papel das políticas de governança e de gestão de TI.

Juntas, elas reduzem riscos, melhoram os investimentos e o alinhamento do time de tecnologia com as demandas da empresa. Dessa forma, as políticas de governança e gestão de TI contribuem, juntas, para tornar a tecnologia uma ferramenta estratégica na execução e entrega de serviços alinhados com as demandas da companhia e de seu público-alvo.

Gostou da nossa dica? Então, siga as nossas redes sociais — Facebook e LinkedIn — e fique por dentro das novidades do setor!

facebookCompartilhe no Facebook
TwitterTweet
FollowSiga a TECFY

Selecione por assunto

  • Blog
  • Digitalização
  • Diploma Digital
  • Educação
  • Gestão de vale-transporte
  • Notícias
  • RH Digital
  • Sem categoria
  • Tecnologia

Receba conteúdos do mercado

SOBRE A TECFY

A Tecfy é uma empresa de tecnologia integrante do Grupo Tecnoset, que atua há mais de 30 anos no mercado, entregando soluções customizadas às necessidades de cada cliente. Com profissionais especializados, realizamos uma consultoria completa na área de gestão documental, executando os projetos de forma ágil, simples e segura.

  • Quem somos
  • O que fazemos
  • Soluções
  • Blog
  • Notícias
  • Suporte
  • Contato
  • Trabalhe conosco
  • Código de Ética Grupo Tecnoset

Escritório São Paulo
Rua Tamoios, 246
Jardim Aeroporto São Paulo/SP
CEP: 04630-000


PABX: (11) 2808-7800

contato@tecfy.com.br
  • Facebook
  • Instagram
  • RSS
© Desenvolvido por Fourmi Publicidade
Suporte On Line