PABX: (11) 2808-7800

  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
Acesse a Área do Cliente

 PABX: (11) 2808-7800

Acesse a Área do Cliente
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir

 PABX: (11) 2808-7800

  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
Acesse a Área do Cliente
  • HOME
  • SOLUÇÕES
    • Assinatura Eletrônica
    • Soluções Educacionais
      • Certificado de Conclusão de Curso
      • Diploma Digital
      • Secretaria Acadêmica Digital
      • Sistema de Governança
    • Prontuário Médico Eletrônico
    • RH Digital
      • Admissão digital
      • Gestão e Automação de Processos
      • Gestão de Talentos
    • Gestão de Qualidade Empresarial
    • Gestão de Fornecedores
    • Gestão de Demandas e Projetos
    • Gestão de Governança, Riscos e Conformidade – GRC
    • Gerenciamento de Serviços de TI (ITSM)
  • O QUE FAZEMOS
    • Paperless
    • Captura Inteligente
    • Gestão de Documentos
    • Digitalização de Documentos
    • Transformação Digital de Processos
  • BLOG
    • BLOG
    • MATERIAIS
  • CASES
    • Diploma Digital
    • Secretaria Acadêmica Digital
  • NOTÍCIAS
  • CONTATO
    • Fale conosco
      • Sou cliente
      • Quero ser cliente
      • Suporte On Line
    • Onde estamos
    • Trabalhe conosco
  • A EMPRESA
    • A Tecfy
    • O Grupo Tecnoset
  • HOME
  • SOLUÇÕES
    • Assinatura Eletrônica
    • Soluções Educacionais
      • Certificado de Conclusão de Curso
      • Diploma Digital
      • Secretaria Acadêmica Digital
      • Sistema de Governança
    • Prontuário Médico Eletrônico
    • RH Digital
      • Admissão digital
      • Gestão e Automação de Processos
      • Gestão de Talentos
    • Gestão de Qualidade Empresarial
    • Gestão de Fornecedores
    • Gestão de Demandas e Projetos
    • Gestão de Governança, Riscos e Conformidade – GRC
    • Gerenciamento de Serviços de TI (ITSM)
  • O QUE FAZEMOS
    • Paperless
    • Captura Inteligente
    • Gestão de Documentos
    • Digitalização de Documentos
    • Transformação Digital de Processos
  • BLOG
    • BLOG
    • MATERIAIS
  • CASES
    • Diploma Digital
    • Secretaria Acadêmica Digital
  • NOTÍCIAS
  • CONTATO
    • Fale conosco
      • Sou cliente
      • Quero ser cliente
      • Suporte On Line
    • Onde estamos
    • Trabalhe conosco
  • A EMPRESA
    • A Tecfy
    • O Grupo Tecnoset

Etapas da gestão de processos: fique por dentro das principais

jun 19, 2019 | RH Digital

O conceito de Business Process Management (BPM) se refere ao conjunto de metodologias e elementos que visam garantir uma gestão integrada e sistemática tanto dos ambientes empresariais quanto das atividades de cada membro de uma equipe envolvida em distintas etapas de gestão de processos, a fim de torná-la cada vez mais lucrativa e qualificada.

O BPM pode trazer inúmeros benefícios ao negócio, como o incremento da produtividade e a redução de custos. Esse modelo evidencia informações relevantes acerca das formas como os processos são executados, permitindo que melhorias sejam realizadas, aprimorando a tomada de decisões e a visão da organização como um todo.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, as principais etapas do BPM e o que você deve fazer para incorporá-lo efetivamente em seu negócio. Boa leitura!

Projeto

Essa é a etapa inicial da gestão de processos e consiste em planejar como o BPM será efetuado. Um diagnóstico deve ser realizado para verificar quais são os problemas centrais e o melhor modo de resolvê-los.

Esse é o momento em que devem ser definidos o metamodelo, o método, as ferramentas e notação que serão utilizados ao longo de todo o ciclo da gestão de processos.

Modelo

Aqui, os processos devem ser levantados e detalhados entre as atividades que o integram, validando-os para assegurar que seu entendimento está, de fato, correto. O negócio é, assim, mapeado. Isso significa que sua cadeia de valor será desenhada para especificar os processos principais da empresa.

Desenho

Com os gargalos já identificados e os atrasos, as falhas e as demais deficiências do processo minuciosamente analisados, é chegada a hora de promover o alinhamento com os objetivos presentes no planejamento estratégico da empresa, desenhando um novo processo.

Lembre-se de que a prototipagem e as simulações baseadas em cenários é indispensável para a inclusão das melhorias necessárias.

Implantação

A implantação deve, antes de tudo, ser planejada levando-se em consideração eventuais necessidades de remanejamento da equipe, alterações na estrutura organizacional, adoção de novos sistemas, aquisição de softwares, treinamentos, entre outras.

A gestão da mudança auxiliará na realização das modificações, de tal forma que o impacto na rotina dos funcionários possa ser o menor possível.

Monitoramento

Na etapa de monitoramento, os processos são devidamente acompanhados por meio de indicadores de performance definidos previamente e voltados à verificação de possíveis desvios. Se os processos não alcançarem o objetivo esperado em relação aos indicadores, será preciso empreender ações capazes de controlar os desvios.

Otimização

Na fase de otimização, a atual situação dos processos é necessariamente avaliada, levantando melhorias e modelando o processo futuro. A otimização pode corresponder à exclusão ou modificação de regras de negócio, ferramentas de apoio, documentos, sequências, papéis, entre outros.

Cumpre ressaltar, por fim, que todas as etapas de gestão de processos requerem que a empresa assuma uma nova postura, sobretudo, cultural. Por tal motivo, embora seja importante que existam equipes de controle interno revisando continuamente as práticas, é necessário conscientizar cada colaborador a respeito da relevância dos fluxos de atividades que foram definidos. Caso contrário, o Business Process Management não poderá ser colocado em prática e incorporado aos negócios.

Gostou do artigo? Como a gestão de processos tem impactado nos resultados do seu negócio? Deixe um comentário no post e divida conosco a sua experiência!

facebookCompartilhe no Facebook
TwitterTweet
FollowSiga a TECFY

Selecione por assunto

  • Blog
  • Digitalização
  • Diploma Digital
  • Educação
  • Gestão de vale-transporte
  • Notícias
  • RH Digital
  • Sem categoria
  • Tecnologia

Receba conteúdos do mercado

SOBRE A TECFY

A Tecfy é uma empresa de tecnologia integrante do Grupo Tecnoset, que atua há mais de 30 anos no mercado, entregando soluções customizadas às necessidades de cada cliente. Com profissionais especializados, realizamos uma consultoria completa na área de gestão documental, executando os projetos de forma ágil, simples e segura.

  • Quem somos
  • O que fazemos
  • Soluções
  • Blog
  • Notícias
  • Suporte
  • Contato
  • Trabalhe conosco
  • Código de Ética Grupo Tecnoset

Escritório São Paulo
Rua Tamoios, 246
Jardim Aeroporto São Paulo/SP
CEP: 04630-000


PABX: (11) 2808-7800

contato@tecfy.com.br
  • Facebook
  • Instagram
  • RSS
© Desenvolvido por Fourmi Publicidade
Suporte On Line