O home office era um formato pouco popular entre as empresas. No entanto, com a crise sanitária de 2020, praticamente todas as organizações foram obrigadas a adaptar seus negócios para funcionar de forma remota.
Com isso, surgiram inúmeros desafios para os líderes que precisaram fazer a gestão dos colaboradores a distância. Por outro lado, diante de tantos outros benefícios trazidos por essa nova metodologia, neste artigo traremos algumas dicas sobre como engajar colaboradores em home office.
Os benefícios e desafios do trabalho remoto
Apesar de ter ganhado força repentinamente, o trabalho remoto se tornou uma realidade na vida dos brasileiros. Muitas empresas viram grandes vantagens nesse formato, por isso devem continuar de forma híbrida ou até mesmo 100% remota quando a crise acabar.
Uma pesquisa da Fundação Dom Cabral com a Talenses apontou que 70% dos profissionais alegam ter uma produtividade muito melhor quando estão trabalhando remotamente, o que reforça a nova tendência em definir novos métodos de trabalho.
Entretanto, os números não são só positivos. Um estudo realizado pela Orbit Data Science retratou a insatisfação dos colaboradores principalmente com o excesso de trabalho, falta de infraestrutura e de comunicação devido à distância do escritório.
Assim, por mais que ela possa ter se perdido em um momento de transição, a gestão de pessoas em home office é fundamental. A partir dela, as empresas conseguem proporcionar qualidade de vida e flexibilidade aos seus funcionários colaboradores, ao mesmo tempo em que ganham com redução de custos e aumento de resultados.
4 dicas para engajar colaboradores em home office
Um dos maiores desafios da gestão de pessoas a distância é aprender como engajar colaboradores a distância. Cientes disso, separamos algumas dicas para ajudar nesse processo.
1. Priorize a comunicação com os colaboradores
É preciso valorizar a comunicação com seus colaboradores remotos. Dessa forma, todas as atividades fluirão melhor. Marque uma reunião semanal ou diária, caso seja necessário, com todos os membros da sua equipe.
Manter o contato é fundamental para deixar todos alinhados e promover produtividade. Durante as conversas, repasse quais são as expectativas, andamento dos processos, prazos e prioridades.
Contudo, não se esqueça de ouvir a visão dos funcionários sobre o que está sendo passado. Opiniões de quem atua diariamente no operacional pode ajudar a rever algumas coisas.
2. Tenha uma gestão transparente
A proximidade entre líderes e colaboradores é essencial para a gestão de pessoas. Lembre-se de comunicar sua equipe todos os desafios e oportunidades que estão surgindo na empresa.
Um alinhamento transparente sobre as metas, planejamento e cenário atual ajudará a alinhar expectativas, tanto para motivar quanto para não criar frustrações no ambiente de trabalho
3. Promova discussões
Propor uma gestão de pessoas participativa é muito importante em qualquer cenário. Sendo assim, mesmo remoto, é necessário promover discussões com a equipe com o objetivo de extrair opiniões e engajar os colaboradores.
Nas reuniões de equipes também vale incentivar todos a participar das decisões da área. Mostre interesse na satisfação e crescimento profissional de seus funcionários a partir da colaboração de ideias e sugestões entre eles.
4. Dê feedbacks com frequência
O distanciamento natural provocado pelo home office pode deixar o colaborador menos engajado, uma vez que ele não sabe se está entregando conforme as expectativas.
Por isso, é muito importante que os líderes acompanhem o desempenho e forneçam feedbacks com frequência para que o funcionário se sinta seguro quanto suas atividades.
Inclusive, essa estratégia ganha ainda mais importância quando gera uma transparência sobre a evolução e seguimento de plano de carreira a cada colaborador.
Qual a importância da digitalização do RH nesse novo contexto de gestão de pessoas?
Não há dúvidas que existem alguns desafios na gestão de pessoas em home office. Por isso, recorrer à transformação digital pode ser uma solução para aumentar o engajamento dos colaboradores.
Ter um RH Digital ajuda a simplificar os processos administrativos, além de automatizar as demandas. Com isso, fica mais fácil focar em atividades estratégicas e pensar em ações personalizadas para engajar os colaboradores.
Um bom exemplo, são os softwares de gestão de talentos, utilizados para monitorar dados, documentos e performance dos colaboradores de forma automatizada em tempo real. Por meio deles, o RH ganha agilidade a processos que antes eram manuais a fim de concentrar seus esforços, de fato, nos maiores ativos de qualquer companhia – as pessoas.
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