Você sabe quais são os principais pilares da gestão de projetos? Grande parte das teorias sobre esse assunto citam 7 principais pilares para uma gestão mais eficiente.
Entender como um projeto é estruturado e conhecer cada um desses pilares é importante para fazer do trabalho um sucesso do início ao fim.
Podemos resumir a gestão de projetos como um conjunto de ações e estratégias desenvolvidas visando à entrega de um resultado específico para um cliente, para um departamento interno ou quem sabe até para a sociedade como uma forma de ação social.
Mas quais são os 7 pilares da gestão de projetos?
- A escolha da metodologia e a sua estruturação
- Planejamento
- Tomada de decisões
- Comunicação eficaz
- Gerenciamento do escopo
- Gestão de conflitos
- Indicadores de performance
Certamente cada um desses pilares se desdobrará em uma série de atividades e vai gerar demandas com diferentes necessidades em cada etapa. Podemos também imaginar que distintas equipes serão responsáveis por cada pilar, entre tantas outras possibilidades que se não estiverem bem estruturadas, vão impactar diretamente no desenvolvimento do trabalho.
Sim, é bem complexo. E para que tudo ocorra dentro do esperado, uma boa ferramenta deverá ser utilizada possibilitando uma visão geral de tudo o que estiver em andamento.
Fale com a nossa equipe comercial e conheça a solução Gestão de Demanda e Projetos desenvolvida pela Tecfy.