As transformações de mercado, combinadas com a evolução da tecnologia e a mudança no comportamento dos consumidores, têm demandado um trabalho árduo das empresas. Essas, que precisam se adaptar à nova realidade, investindo no gerenciamento de riscos, transparência das informações, proteção de dados, gestão, risco e conformidade (GRC).
Mesmo assim, por mais que o tema seja urgente e demande conhecimento por parte dos gestores, muitos ainda têm dúvidas ou até mesmo desconhecem o conceito e a importância de pautas como a GRC.
Pensando nisso, desenvolvemos este artigo especial que vai ajudá-lo a entender melhor o que é GRC, a sua importância dentro das empresas e dicas de como ela pode ser utilizada no seu negócio.
Confira!
O que é GRC?
Um programa de GRC é uma estratégia de gestão focada na promoção de eficácia na gestão de informações, melhorando os processos internos, reduzindo riscos, custos e promovendo uma melhora geral no negócio.
Trata-se de uma tendência que integra três pilares, afinal, GRC é a sigla para Governança (Gestão), Risco e Conformidade (Compliance). Assim, para entender melhor o seu significado é importante compreender cada termo de forma individual.
Confira a seguir!
Gestão
A Gestão, ou Governança corporativa, é um termo relacionado ao sistema utilizado pelas empresas para manter o controle de suas capacidades, competências e ações.
Nesse pilar, o objetivo é estabelecer regras objetivas, alinhar os interesses de todos os colaboradores e pessoas envolvidas nos processos, facilitar o acesso aos recursos, promover a sustentabilidade organizacional, melhorar o gerenciamento da empresa e promover o bem comum de todos.
Na prática, ela se traduz em: otimização de processos, definição de riscos, eliminação de ineficiências, definição de ações para prever riscos e ações para atingir objetivos estratégicos organizacionais.
Risco
Qualquer negócio, independente do seu porte ou ramo de atuação, está sujeito aos riscos de mercado. A gestão de risco, nesse contexto, é focada na criação de controles, mapeamentos de processos e desenvolvimento de ações preventivas.
E aqui, é importante destacar que os riscos empresariais são uma realidade mutável e constante. Eles podem ser estratégicos, operacionais e até mesmo de mercado.
Por isso é fundamental ter controle da situação, uma boa gestão interna e ferramentas que permitam monitorar e acompanhar a situação, evitando perdas, falhas ou prejuízos que venham a causar problemas para a empresa.
Conformidade
Por fim, o termo conformidade, que em muitos casos é chamado de compliance, ocupa um papel importante na proteção jurídica do negócio. A ideia é garantir que a empresa se mantenha alinhada com as normas, regulamentos e leis vigentes. Isso inclui tanto regulamentos externos quanto internos.
Assim, a conformidade permite identificar se a organização está de acordo com a lei, as determinações dos órgãos de fiscalização, boas práticas, normas reguladoras e até mesmo sua política interna.
Qual a importância desse conceito para a sua empresa?
Cada vez mais as empresas estão percebendo a necessidade de tomar iniciativas direcionadas para a condução de decisões mais alinhadas com os padrões éticos e normas em vigor.
Dessa forma, o programa GRC surge como um mecanismo desenvolvido para que as organizações executem suas estratégias totalmente alinhadas com as políticas de governança, gestão de riscos, controles internos e compliance.
Com relação ao GRC, é importante entender a diferença entre os conceitos: governança/gestão, riscos e conformidade/compliance.
A gestão, ou governança, se relaciona à forma como as decisões são tomadas, dentro da estrutura empresarial, sempre considerando as relações com partes envolvidas no processo e o respeito aos valores da empresa.
O risco, por sua vez, traz políticas e um controle interno que permite identificar possíveis imprevistos que podem acontecer, atuando de forma proativa e preventiva.
Já a compliance está focada na necessidade de cumprir a legislação, normas externas e internas por meio de procedimentos e sistemas que auxiliem a manter essa conformidade.
Como aplicar a GRC na sua empresa?
As empresas devem desenvolver ações que permitam integrar o GRC, buscando a melhora no desempenho de todos os seus processos, transparência, prevenção de riscos e uma conduta alinhada com o que determina a lei.
Ao integrar o GRC é possível conhecer melhor o seu negócio, avaliar a necessidade de mudanças nos processos e definir planos de desenvolvimento mais adequados.
Nesse cenário, a Tecfy é uma empresa de tecnologia que oferece uma solução totalmente digital, dando todo o suporte necessário para os processos de gestão, governança, riscos e conformidade.
Por meio da sua expertise ela permite que o seu negócio integre de forma eficiente e segura as estratégias, com práticas de gestão de riscos e compliance. Como resultado, os gestores conseguem atingir suas metas, melhorar o desempenho na gestão, eliminar processos e riscos e garantir o atendimento pleno às normas vigentes.
A solução integra todos os principais elementos de GRC (riscos, políticas, eventos de perda, leis/regulamentos, indicadores de desempenho, problemas, avaliações, planos de ação e auditorias), para que com essa conexão seja possível visualizar claramente qual elemento impacta os demais.