Ao buscar uma universidade, é comum que os estudantes busquem por instituições referência no mercado.
Nesse sentido, alguns dos critérios mais importantes que devem ser observados são as avaliações de cursos pelo MEC. Ou seja, aqueles que têm uma verificação de excelência na qualidade do ensino.
Esse reconhecimento é feito através de avaliações realizadas periodicamente pelo órgão e é um grande desafio para a maioria das instituições de ensino superior.
Para efetuar a avaliação, o MEC envia uma comissão designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para fazer uma visita técnica.
Assim são avaliadas as instalações, o corpo docente, a grade curricular, entre outros fatores relacionados ao ensino, para finalmente emitir um relatório em que se reconhece, solicita alterações ou nega o reconhecimento do curso.
Confira o nosso artigo abaixo e veja como preparar sua IES para todos os processos avaliativos do Ministério da Educação.
A importância das avaliações do MEC para as instituições
A nota do MEC, dada por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), tem como objetivo garantir a qualidade da educação superior brasileira, considerando todos os aspectos dos cursos de graduação em universidades e faculdades.
Instituído pela Lei n° 10.861 em 14 de abril de 2004, o MEC realiza desde então uma avaliação anual para verificar o desempenho acadêmico dos alunos de cursos superiores e graduação.
Através dos resultados obtidos, o governo consegue visualizar a qualidade dos cursos, verificar se a metodologia de ensino tem funcionado e como é possível aprimorar ainda mais a fim de elevar o nível das instituições.
Esses processos são críticos para as universidades e outras instituições de ensino pois reconhecem a eficiência do ensino. Portanto é um fator que influencia os estudantes na hora de escolherem em qual faculdade ou universidade irão ingressar.
Para as IES, é muito importante que um bom desempenho seja alcançado nesse tipo de processo. Uma instituição de ensino superior bem avaliada é o primeiro passo para aumentar seu reconhecimento e participação no mercado.
Além de ampliar a possibilidade de atração de novos alunos, o bom desempenho no MEC também garante o funcionamento da instituição, já que universidades e faculdades com notas mais baixas tendem a perder a credibilidade não só para os alunos mas para o próprio Estado, que costuma aplicar sistemas de supervisão para coas compreender as razões do baixo desempenho.
Os principais desafios que as universidades enfrentam nas avaliações do MEC
Assim como o mercado está em constante mudança, a área da educação também tem sua volatilidade. As leis estão sempre mudando e isso acaba sendo um fator de preocupação para as universidades e instituições de ensino superior.
Com as mudanças repentinas, muitas vezes é preciso rever processos, adaptar rotinas e isso acaba tomando tempo dos gestores e demais colaboradores preocupados em atender normas e estarem em conformidade com a lei.
Na prática, o Ministério da Educação avalia com certa frequência diversas áreas das instituições que estão relacionadas aos cursos de graduação.
As avaliações e os processos de auditoria, por sua vez, sofrem alterações constantemente, seja devido à novos modelos de avaliação ou à inclusão de novas exigências promovidas por portarias, medidas provisórias, leis e normas que podem mudar a qualquer momento.
Isso tudo torna a preparação para uma visita do MEC algo bem complicado e complexo, principalmente pela ausência de um acompanhamento constante do modelo regulatório.
Inclusive, nesse contexto, as instituições deixam para fazer os ajustes próximo dos períodos de visita, correndo, assim, grandes riscos de acabarem sendo mal avaliadas ou até mesmo de precisarem fazer grandes investimentos em curto prazo.
Como a tecnologia pode contribuir nessas avaliações?
Uma solução de automação pode ser a grande virada de chave para evitar dores de cabeça com avaliações e inspeções do MEC.
Softwares desenvolvidos para proporcionar assistência nesses casos conseguem apontar as possíveis ameaças que colocam a instituição em situações de risco, oferecem uma visão panorâmica, tanto da instituição quanto dos cursos, e ainda minimiza possíveis incertezas em relação as metas e objetivos que precisam ser alcançados.
A solução facilita o controle dos riscos, uma vez que integra todos os dados em uma única plataforma, permitindo que decisões mais inteligentes, perspicazes e estratégicas sejam tomadas.
Em resumo, há um acompanhamento contínuo da situação das instituições perante as normas regulatórias, o que permite que melhorias e reparos sejam apontados constantemente e não somente próximo aos períodos de inspeção do MEC.
Principais benefícios de contar com a solução da Tecfy
Com aplicações especializadas no setor da educação, a Tecfy desenvolveu uma solução totalmente voltada para o sistema de governança a fim de proporcionar aos gestores uma visão estratégica sobre a análise dos instrumentos de avaliação.
A solução permite ajustes em indicadores e atualiza automaticamente os resultados esperados, proporcionando um controle muito mais assertivo e constante de todos os cenários das instituições.
O Sistema de Governança permite que gestores, mantenedores e executivos gastem menos tempo compilando números e mais tempo orientando colaboradores e parceiros de negócios sobre os insights obtidos de dashboards interativos e personalizáveis, mesmo em dispositivos móveis.
Com a solução, é possível integrar os principais processos de gerenciamento em uma única plataforma de TI, reduzir os riscos utilizando dados sempre atualizados, planos controlados por versão e modelos de estrutura predefinidos.
Quer conhecer mais detalhes sobre a nossa solução de Governança e outras soluções educacionais? Entre em contato com a Tecfy.