O Ministério da Educação utiliza a chamada “nota do MEC” como mecanismo de avaliação dos serviços prestados pelas instituições de ensino superior brasileiras (IES).
Considerar a nota do MEC como critério de escolha de uma IES é uma estratégia muito utilizada pelos estudantes, isso porque a nota reflete a qualidade do ensino dentro das instituições.
Neste artigo, vamos ajudá-lo a entender melhor como é calculada a nota do MEC, os indicadores de desempenho que são considerados pelo Ministério da Educação e a importância para a competitividade da instituição.
Acompanhe e entenda!
Como funciona a nota do MEC?
A nota do MEC é um sistema de pontuação que avalia de uma forma ampla e global a capacidade de uma IES em oferecer um serviço educacional de qualidade. A ideia é avaliar se os cursos estão formando profissionais efetivamente capacitados para a execução das suas atividades no mercado de trabalho.
Por isso a nota do MEC serve como uma forma de fiscalizar o ensino, o que acaba contribuindo para a escolha dos alunos e também para as próprias faculdades e universidades que usam como parâmetro para análise da necessidade de implementar melhorias.
A medição reflete a qualidade destas em uma escala de 1 a 5, conforme descrito abaixo:
- 5 – excelente;
- 4 – excelente;
- 3 – atende aos requisitos mínimos exigidos pelo MEC; e,
- 2 ou 1 – insuficiente.
Na prática, quando uma IES é avaliada com nota 5 é sinal de que ela oferece um sistema de ensino de qualidade. Porém, quando o conceito está em 1 ou 2, a sua reputação está ruim e, inclusive, corre o risco de perder o credenciamento de “reconhecimento pelo MEC”.
Já os critérios utilizados para determinar o conceito são baseados em preceitos determinados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, também conhecido como INEP.
O INEP comprova a qualidade de ensino medindo três parâmetros em diferentes instâncias: o ENADE, CPC e IGC. A seguir, entenda um pouco mais sobre cada um deles.
Indicadores de desempenho considerados pelo MEC
Como mencionamos, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), o Conceito Preliminar de Curso (CPC)/ Conceito de Curso (CC) e o Índice Geral de Cursos (IGC) são os indicadores que ajudam a avaliar o desempenho das instituições de ensino superior. Dessa forma, o MEC utiliza as informações obtidas para determinar a nota do MEC.
ENADE
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) é aplicado aos estudantes que estão concluindo a graduação. A avaliação tem o propósito de testar os conhecimentos do aluno ao término do curso, avaliando conhecimentos programáticos, habilidades adquiridas em aulas teóricas e práticas.
Sendo assim, o desempenho dos alunos no ENADE é um excelente indicador de qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação das instituições de ensino superior. É por essa razão que o MEC utiliza esses resultados para avaliar o ensino e a formação dos jovens profissionais que estão entrando no mercado de trabalho.
CC
O Conceito de Curso (CC) é o resultado final de qualidade que é dado pelo MEC. Ele é feito com base na avaliação presencial dos cursos por especialistas do próprio Ministério da Educação. O CC pode confirmar ou modificar o Conceito Preliminar de Curso, também conhecido como CPC.
Assim, todos os cursos que receberam nota 1 ou 2 no conceito preliminar terão que ser novamente avaliados in loco pelo MEC, diferente do que acontece com os cursos que tiveram nota igual ou acima de 3.
Além de levar em consideração as notas no Enade, os avaliadores observam ofertas de insumos, organização didático-pedagógica, corpo docente, infraestrutura e valor agregado. Contudo, os cursos que não recebem a prova do Enade ficam sem o CC e são listadas como Sem Conceito.
Vale destacar que os critérios são avaliados pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).
IGC
O Índice Geral de Cursos (IGC) é um indicador de qualidade que avalia a instituição de ensino superior de forma mais ampla. A nota é calculada levando em consideração:
- os resultados de todos os cursos no ENADE;
- corpo docente;
- infraestrutura;
- média das últimas três notas do Conceito de Curso;
- média dos conceitos avaliativos das formações de pós-graduação; e,
- disposição dos estudantes entre graduação e pós-graduação.
O IGC costuma ser divulgado logo após a divulgação dos resultados do Enade. Trata-se de um indicativo anual, por isso também é conhecido como IGC Contínuo.
Por que sua universidade deve se atentar à nota do MEC?
As universidades que têm nota baixa na avaliação do MEC correm o risco de perder o credenciamento junto ao Ministério da Educação. Ou seja, sem o referido credenciamento elas não são mais “reconhecidas pelo MEC”.
Quando o conceito é 1 ou 2, significa que a reputação está ruim. Quando o conceito é 3, a universidade atende aos requisitos, mas precisa melhorar sua pontuação para melhorar os serviços prestados e atrair a atenção de mais alunos.
A regra é: quanto maior a nota, melhor será a imagem da universidade no mercado, a participação na área e, é claro, a satisfação dos alunos.
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