A rotina do setor de Recursos Humanos envolve uma série de decisões complexas. Para ajudar, existem diversos indicadores de gestão, que contribuem de modo efetivo para a estratégia da área.
Algumas variáveis, como o turnover e a produtividade dos colaboradores, se tornaram fundamentais para se compreender o desempenho da gestão de pessoas. Afinal, existe uma cobrança para que o RH seja mais estratégico, contribuindo para os resultados gerais da empresa.
Assim, neste post, apresentamos os principais indicadores de gestão de RH para se acompanhar neste ano. Então continue a leitura e veja quais adotar para a estratégia na sua empresa!
Taxa de absenteísmo
O absenteísmo consiste nas faltas, nos afastamentos e até nos atrasos frequentes dos funcionários no exercício de uma função na empresa. É visto como um grande desafio a ser superado pela gestão de pessoas, pois pode afetar a produtividade de toda a organização.
Neste sentido, o indicador é necessário para se acompanhar a frequência dos colaboradores e entender algum problema maior, relacionado a eles ou à gestão da empresa. Pode demonstrar, por exemplo, problemas pessoais ou de saúde, e até a falta de motivação.
Para calcular a taxa de absenteísmo, é só dividir o número de horas trabalhadas pela carga horária e multiplicar por 100. O ideal é que o valor não ultrapasse 1,5%, tanto de forma individual quanto para o conjunto dos trabalhadores.
Índice de rotatividade
A rotatividade ou turnover é o índice que representa o quanto as pessoas deixam a empresa, seja por serem demitidas, seja por pedirem demissão. Pode ser um grande problema, tendo em vista o gasto na contratação e no treinamento, além do impacto na produtividade.
Para calcular esse indicador, basta dividir o número de funcionários que deixaram a empresa pela quantidade total de trabalhadores. O melhor é que esse valor fique abaixo de 5%. Mas isso depende bastante da área de atuação e do tamanho da empresa, bem como de uma fase de expansão ou reestruturação.
Satisfação dos colaboradores
O índice de satisfação pode ser um indicador complicado de ser mensurado, pois depende de diversos fatores, muitas vezes, subjetivos. No entanto, é possível ter uma ideia de como anda a motivação dos colaboradores.
Para tanto, pode-se pedir aos funcionários para atribuir valores de 0 a 10 a algumas questões, como: o quanto você recomendaria a empresa para um amigo trabalhar? A partir do resultado, dá para inferir alguns perfis de satisfação, como os promotores (9 e 10), que estão muito satisfeitos; os neutros (7 e 8); e os detratores (0 a 6), pessoas pouco ou nada satisfeitas, que pensam em deixar a empresa.
Lucro por empregado
Por fim, outro indicador de gestão muito importante é o lucro gerado por cada um dos colaboradores. Mais uma vez, trata-se de algo complexo de ser mensurado, porém, pode contribuir para uma estratégia mais acertada em relação a novas contratações.
De modo geral, pode ser calculado dividindo-se o lucro pelo número de funcionários. Um valor alto é o desejado, mas pode indicar que eles estejam sobrecarregados, principalmente, se o ramo da empresa costuma demandar mais mão de obra.
Esses são apenas alguns indicadores de gestão de RH que devem ser acompanhados de perto. Se forem bem utilizados, podem ajudar bastante no gerenciamento dos recursos humanos da empresa, mostrando a importância de um planejamento estratégico para o setor.
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