As interações humanas fazem parte da rotina de uma organização. Promover uma gestão do desenvolvimento humano é garantir que essas interações enalteçam as vivências e habilidades de cada um, de forma condizente com os valores propagados pela empresa.
Mas, construir uma cultura organizacional múltipla e harmônica é um grande desafio para o setor de RH, pois os hábitos e crenças compartilhados pelos membros da equipe não são unânimes e podem ser motivo de conflitos, que comprometem a produtividade e a motivação profissional.
Continue a leitura e veja qual é o papel do RH na promoção do desenvolvimento humano em âmbito corporativo e quais ações podem potencializar os resultados do setor nesse sentido.
Desenvolvimento humano nas empresas
O desenvolvimento humano, em geral, é descrito pela melhoria contínua das pessoas, em qualquer âmbito e de forma atemporal, pois pode ocorrer desde a concepção até a maturidade.
As mudanças são influenciadas por aspectos internos, ou seja, as capacidades do indivíduo, e também por fatores externos:
- cultura: valores repassados pela família e pelas vivências únicas que conferem ao indivíduo grande parte da sua identidade;
- política: o modo pelo qual o indivíduo exerce sua cidadania e como acompanha os líderes que o representam;
- educação: nível de instrução e busca de conhecimento contínuo;
- comunidade: vivências em conjunto com aqueles que formam seu círculo social;
- saúde: serviços que permitem a manutenção da qualidade de vida;
- religião: crenças que fazem as pessoas sentirem-se mais completas e ajudam a explicar o que não se pode compreender pela ciência;
- ambiente: ações que garantem boas condições de saúde e a manutenção dos recursos naturais no meio em que o indivíduo vive;
- leis: que regem a civilidade, a ética e a moral no convívio social;
- economia: capacidade de pagar e adquirir bens e serviços que promovam o bem-estar próprio e de seus familiares;
- participação efetiva do indivíduo na sociedade;
Todos esses fatores convergem para a promoção do conhecimento e de oportunidades ao indivíduo, a fim de que ele tenha um padrão de vida digno e uma vida longa e saudável.
Sob o olhar organizacional, o processo contempla as políticas estabelecidas pelos gestores para aprimorar ou desenvolver as habilidades e competências individuais de seus colaboradores, que viabilizam uma cultura alinhada aos valores e objetivos da empresa.
Essa cultura organizacional norteia a convivência social em âmbito corporativo, ou seja, as ações dos funcionários e sua participação efetiva nos resultados do negócio.
Por isso, é de extrema importância promover o desenvolvimento humano, a fim de que os profissionais reconheçam sua capacidade de agregar valor aos processos organizacionais e criem um sentimento de pertencimento com a empresa.
Os benefícios culminam em resultados positivos para o negócio, por meio do aumento da lucratividade, e vantagens aos profissionais, por meio do seu reconhecimento e desenvolvimento contínuo, o que encerra esse ciclo virtuoso.
O papel do RH na gestão do desenvolvimento humano
Estudar o desenvolvimento humano ajuda as empresas a entenderem melhor as relações criadas entre o indivíduo e seu trabalho. Além disso, permite compreender as conexões que podem surgir e beneficiar o crescimento de toda a organização.
Quando o indivíduo está motivado, se torna mais eficiente, pois desempenha melhor suas funções e busca aprimorar suas habilidades. Isso para se tornar apto a enfrentar desafios que poderiam torná-lo menos produtivo.
Seu interesse no trabalho aumenta e, da mesma forma que ocorre com a satisfação profissional, o desenvolvimento humano reflete diretamente na realização pessoal.
O grande desafio em motivar as individualidades do ser humano é o choque de cultura que pode interferir na harmonia organizacional e, consequentemente, nos objetivos da empresa.
Formar equipes multidisciplinares pode ser mais fácil que geri-las. Uma boa equipe reúne representantes de todas as gerações: Baby Boomers, X, Y e Z, além de naturalidades distintas, perfis e anseios diversos. Assim, as vivências e habilidades são somadas para melhorar os resultados do negócio.
Integrar e promover o desenvolvimento humano em equipes formadas por diferentes gerações é um dos papeis do RH nesse novo contexto:
- estimular o trabalho em grupo;
- capacitar lideranças que incentivem a troca de conhecimento e de valores entre os componentes da equipe;
- garantir um espaço em que a liberdade de criação é primordial para motivar a atuação profissional;
- inibir qualquer preconceito;
- desenvolver valores como empatia, desinibição, proatividade etc.;
- conceder feedbacks para criar oportunidades: potencializar forças e promover o reconhecimento de fraquezas que podem ser combatidas;
Cabe ao RH distribuir tarefas entre os componentes do grupo que permitam essa integração entre as características pessoais mais marcantes e as habilidades que podem ser observadas no outro para serem melhoradas em si mesmo.
Mais do que isso, o papel do RH na gestão no desenvolvimento humano é promoção da coerência entre a expectativa pelos resultados às ações dos colaboradores em suas funções.
Com alinhamento, os profissionais se sentem mais motivados, a produtividade aumenta e a empresa consegue reter seus talentos para perpetuar esses resultados positivos.
Maneiras de promover o desenvolvimento humano em âmbito organizacional
Veja a seguir, algumas maneiras de promover o desenvolvimento humano nas empresas.
1. Planeje o processo de recrutamento e seleção
Manter o foco em capital intelectual significa fazer a gestão do desenvolvimento humano desde o processo de recrutamento e seleção e admissão. Os processos seletivos devem ser alinhados a essa nova cultura e os candidatos aptos a realizarem as atividades necessárias para seu aprimoramento.
2. Acompanhe o desempenho dos colaboradores
Após a contratação, também é necessário acompanhar o desempenho dos colaboradores, por meio de indicadores que, de forma precisa, apontam gargalos que podem inviabilizar resultados positivos.
3. Promova a melhoria contínua da equipe
Promover a melhoria contínua dos membros da equipe também deve ser uma ação de responsabilidade da gestão do desenvolvimento humano: isso aumenta a agilidade da tomada de decisão e a capacidade de trabalho.
4. Reafirme a postura dos gestores
Uma nova visão requer mudança de postura dos gestores e um planejamento mais efetivo, que compreende o treinamento dos profissionais de RH, para que mudem seu mindset: se adaptem ao novo contexto e criem políticas mais efetivas de reconhecimento e bonificação dos colaboradores, para aumentar o engajamento de todos e reduzir índices que comprometem a produtividade, como o turnover.
5. Automatize os processos
Busque ferramentas que automatizem o trabalho burocrático e manual e desonere a capacidade de trabalho dos profissionais de RH, para que eles sejam capazes de atuar estrategicamente no setor.
6. Use dados na gestão do desenvolvimento humano
O uso de dados mais precisos é a melhor forma de aumentar a eficácia da gestão. Por meio de informações acerca dos colaboradores, por exemplo, é possível compreender melhor o posicionamento das pessoas no ambiente de trabalho, identificar padrões de comportamento e traçar metas mais efetivas para viabilizar melhores resultados no negócio.
As pessoas são os ativos mais importantes de uma empresa, uma vez que podem propagar valores que diferenciam a marca e promovem o reconhecimento do cliente pelo compromisso de desenvolvimento social da organização. As estratégias definidas para possibilitar uma gestão do desenvolvimento humano mais efetiva devem ser equilibradas, mas sempre inovadoras.
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