A retenção de alunos sempre foi um dos principais desafios dos gestores das universidades. Contudo, diante da crise provocada pela Covid-19, ele se tornou ainda maior.
Desde março de 2020, o número de cancelamentos e matrículas trancadas cresceu em razão da necessidade de reduzir gastos. E se a situação é complicada para os alunos, se mostra igualmente complexa para as instituições.
Afinal, como manter a saúde financeira em um momento como esse? Será que existem estratégias para contribuir com o processo de retenção de alunos? Como a tecnologia pode ajudar no desenvolvimento dessas ações?
Neste artigo, vamos responder essas e outras dúvidas sobre o assunto, apresentando dicas práticas que vão ajudar na retenção de alunos nas instituições de ensino superior. Confira!
Qual o cenário de evasão nas universidades?
A evasão nas universidades já vinha em um movimento crescente e teve os seus índices aumentados com a pandemia da Covid-19. O cenário de incertezas econômicas e a perda de empregos são dois aspectos que acabaram causando um aumento no abandono e a queda de novas matrículas.
Além disso, dados da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) apontam que o risco de desistência aumenta com a idade, já que os universitários mais velhos precisam conciliar o curso com obrigações da vida adulta, especialmente o trabalho e a família.
Inclusive, a relação com o trabalho é considerada outro principal motivo de evasão. Alunos que trabalham e estudam podem chegar ao ponto de ter que escolher entre um dos dois, e naturalmente as faculdades saem perdendo na maioria dos casos.
Mas como as IES devem lidar com essas situações? Será que existem medidas e estratégias que podem ser utilizadas para reter esses alunos? É o que vamos te mostrar a seguir!
5 estratégias para retenção de alunos nas universidades
Selecionamos cinco práticas que vão ajudar na retenção de alunos. Elas podem ser aplicadas sob diferentes perspectivas e adaptadas aos processos e realidade de cada instituição.
1 – Eduque desde a matrícula
Muitos alunos desistem do curso porque se sentem frustrados com relação às expectativas criadas, mas isso pode ser resolvido com a melhora na comunicação já no processo de captação.
Antes da matrícula, é fundamental que o aluno tenha acesso a todas as informações sobre métodos de ensino, fluxos de pagamentos, infraestrutura, modelos do curso e políticas de reajustes.
Nesse sentido, quanto mais alinhadas estão as expectativas com a realidade e as ofertas da instituição de ensino, menor o risco de frustração e de desistência por esse motivo.
2 – Conheça as necessidades do seu público
Antes de colocar uma ação em prática,, conheça o perfil do público que frequenta sua instituição. Assim, uma vez que o gestor entende os interesses dos seus alunos, fica mais fácil descobrir os melhores métodos para retenção.
Entre as estratégias, ele pode criar programas de bolsa de estudos, parceria de financiamento educacional, intercâmbios, programas de incentivo à prática de esportes, entre outros.
Fora isso, ao pensar nas necessidades dos estudantes, também é preciso levar em consideração os fluxos internos adotados. Oferecer atendimentos de excelência com agilidade na resolução de problemas promoverá uma experiência positiva em todos os níveis da IES.
3 – Trabalhe as metodologias de ensino
O engajamento dos alunos está diretamente relacionado às metodologias de ensino aplicadas pela IES. Não à toa, a instituição deve identificar características do seu público a fim de compreender quais são as melhores técnicas aplicáveis a eles.
Além disso, também devem entender que a capacidade de compreensão é diferente em cada indivíduo, por isso busque maneiras diferentes de engajar e manter o interesse de todos.
Ao mesclar diferentes metodologias, considerando as necessidades de todos, a universidade consegue manter o engajamento, aumentando a retenção e reduzindo o risco de evasão.
A educação híbrida, por exemplo, é um modelo interessante. Algumas universidades tiveram que se adaptar às pressas ao ensino a distância devido à crise sanitária, e o formato é visto como vantajoso para alguns alunos.
Unir, o presencial e o remoto, nesse sentido, trará dinamismo e contribuirá para a gestão do tempo, especialmente para aqueles que trabalham.
4 – Otimize seus canais de comunicação
Com a agilidade que o mercado demanda, os alunos já não querem enfrentar grandes filas nas secretarias, por isso é importante otimizar os canais de comunicação.
Diante disso, a integração dos dados de atendimento permite reunir em uma base todas as dúvidas dos alunos. Dessa forma, um grupo de profissionais poderá responder e direcionar as demandas para os setores adequados, sempre abrindo protocolos para acompanhar a solução de cada caso.
5 – Invista em tecnologia
Por fim, a tecnologia é o ponto de virada na transformação de todas as esferas da universidade. Ela ajuda a educar desde o processo da matrícula, informando sobre os procedimentos e orientando as expectativas, até a aplicação de metodologias híbridas, como o modelo blending learning.
A automação, por sua vez, irá agilizar atividades administrativas, contribuindo para a satisfação dos alunos e para manter o foco nos estudos, mesmo em cenários mais desafiadores.
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