O setor de Recursos Humanos apresenta grande quantidade de processos no seu dia a dia, sendo fácil se perder em demandas ou gerar ainda mais burocracias pela sua própria natureza. Com isso em mente, essa é uma área que tem buscado se reinventar e ficar em alinhamento com as novas realidades do mercado, dando atenção ao que realmente importa: as pessoas.
O RH Digital tem sido uma estratégia para lidar com o alto volume de documentos e informações, agilizando demandas, enquanto economiza tempo e dinheiro. Mas quais as tendências para o ano de 2022? Para saber, continue acompanhando o nosso artigo. Boa leitura!
Um panorama do RH Digital
As mudanças sentidas em todo o mundo nos últimos anos evidenciaram a necessidade da transformação tecnológica para que as empresas se tornassem mais sustentáveis, crescendo de maneira mais estratégica. E se tem um setor que é fundamental para que isso aconteça, é o RH. Afinal, empresas são formadas por pessoas, sem elas os objetivos não podem ser alcançados.
Além disso, após a pandemia, colaboradores de todo o mundo perceberam a importância ímpar de ter mais tempo de qualidade, evitando trabalhos extremamente operacionais ou empresas que não se preocupam com o seu bem estar.
Tendo isso em vista, a tecnologia entrou como uma aliada ainda mais forte. O RH tem deixado cada vez mais de lado o seu papel de apoio, para um papel mais estratégico. E para que a mudança de paradigma aconteça de dentro para fora das organizações, é preciso engajamento.
O RH Digital é exatamente o encontro do setor com as novas tecnologias, capazes de auxiliar em todos os momentos, da tomada de decisões a automatização de rotinas administrativas. Segundo pesquisa da Gartner, 65% dos gestores desejam aprimorar a excelência operacional em 2022, além de realizar transformações de negócios. E isso só confirma a importância de ter um RH Digital.
Tendências para 2022
People Analytics
Termo já conhecido por profissionais da área, o assunto deve ganhar ainda mais força neste ano. People Analytics nada mais é do que o uso de sistemas especializados capazes de avaliar informações dos colaboradores. Desta forma, os gestores de cada área conseguem ter uma visão mais assertiva e abrangente dos colaboradores.
Essa estratégia ajuda a melhorar o engajamento dentro das equipes e consegue prever cenários. Além disso, ajuda no recrutamento e seleção, para que a empresa encontre candidatos que combinem com a vaga. Aqui, mais uma vez, fica claro como os dados têm impactado os negócios positivamente.
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Automatização nos processos de recrutamento e seleção
A inteligência artificial ganhará ainda mais destaque, especialmente quando o assunto for recrutar talentos. Isso porque as plataformas estão evoluindo cada vez mais para analisar as informações contidas em currículos ou cadastros, permitindo que o processo seja mais rápido e com menos erros para ambos os lados.
Isso não exclui o fator humano, mas auxilia imensamente em seleções com grande volume de candidatos, especialmente na primeira fase. E com as informações salvas no banco de dados, quando futuras vagas surgirem, é possível pesquisar pelos perfis ideais sem a necessidade de abrir uma nova seleção, o que reduz os custos do RH.
A hora do employee experience
Esse também já é um assunto bem conhecido pela área de RH e tem como objetivo garantir a motivação dos colaboradores, enquanto eles entregam resultados ainda melhores para as empresas. Como o employee experience é o conjunto de experiências vividas pelos colaboradores dentro das empresas, o RH Digital pode utilizar soluções capazes de entender essa jornada e propor melhorias. E até mesmo outras tecnologias utilizadas, como plataformas capazes de automatizar processos administrativos, podem entregar mais tempo para que o RH se preocupe mais com as pessoas.
Flexibilidade e informações centralizadas
Desde 2020, as pessoas têm experimentado mais flexibilidade no trabalho, especialmente com a expansão do trabalho remoto. Em 2022, esse assunto ganhará ainda mais força, permitindo que colaboradores cumpram suas atividades em horários de maior disposição, além de mensurar os resultados pelas entregas e não pelo tempo trabalhado.
Com isso, a tecnologia entra para melhorar ainda mais a comunicação entre as equipes e centralizar informações, com o objetivo de otimizar processos. Além disso, é possível conceder acessos restritos a determinadas informações, sendo um compromisso com a segurança de todos.
Engajamento através da tecnologia
Como falamos anteriormente, engajar é um ponto crucial para manter bons resultados e um clima organizacional positivo. Mas essa tarefa tende a ser um desafio para o setor de Recursos Humanos, dependendo do apoio de lideranças e de boas ferramentas para fazer isso acontecer.
A tendência para 2022 é que o RH opte por maneiras mais dinâmicas de trazer o engajamento, utilizando a tecnologia ainda mais ao seu favor. Uma boa forma de iniciar o engajamento é trabalhando com uma admissão mais ativa e menos passiva. Permitindo que o colaborador participe de um onboarding logo quando entrar na empresa.
Essas tendências refletem uma parte daquilo que é esperado para 2022, mas, com certeza, será um ano em que a tecnologia continuará se aprimorando e trazendo novas possibilidades.
E como está a transformação digital na sua empresa? Não deixe para depois a oportunidade de agilizar processos e dar atenção ao que realmente importa: desenvolver talentos. Fale, sem compromisso, com a gente e entenda como podemos te ajudar!
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