A burocracia no processo de recrutamento e seleção e as dificuldades em toda a gestão de RH ainda estão entre os fatores que mais oneram o fluxo financeiro das empresas no Brasil.
A adoção de pequenas iniciativas, embasadas no modelo de Recursos Humanos orientado a dados, poderia minimizar esses gargalos no setor e garantir que os gestores tenham mais tempo para se dedicar ao core business das suas organizações.
O RH orientado a dados não é uma novidade. O tema é tratado há mais de três décadas, mas foi dimensionado com o modelo Google de gestão, em meados dos anos 2000, quando surgiu a expressão People Analytics.
O objetivo é utilizar informações estratégicas para entender o posicionamento das pessoas no ambiente organizacional, identificar padrões de comportamento, delimitar tendências e traçar metas para viabilizar a eficiência na gestão de pessoas e do negócio.
Interessou-se pelo tema e quer saber como o Recursos Humanos orientado a dados pode ajudar a sua empresa? Continue a leitura deste artigo!
O que é e como funciona o RH orientado para resultados?
Pode-se afirmar que a expressão RH orientado a dados se refere a um RH mais analítico e estratégico. A análise de pessoas, ou de RH, refere-se ao método de gestão que embasa a decisão dos gestores acerca de sua força de trabalho.
Sendo orientado a dados, implica o uso de estatísticas, tecnologia, conhecimento e um grande volume de informações sobre os talentos da empresa, para resultar em melhores estratégias.
Velhas abordagens não são mais suficientes, uma vez que todas as rotinas do setor de RH podem ser otimizadas com informações mais precisas. Assim, o uso de dados influencia no recrutamento, na manutenção de uma cultura organizacional mais harmônica, em taxas de retenção e satisfação de funcionários e na previsão de necessidades futuras de contratação.
Toda gestão precisa de indicadores-chave (KPIs — Key Performance Indicators) para acompanhar os resultados das equipes, engajamento e as taxas de satisfação e retenção. Essas métricas podem variar em cada empresa, até mesmo porque os objetivos de negócio são sempre diferentes. No entanto, na gestão de RH, existem KPIs usuais:
- retenção de pessoas;
- absenteísmo, relacionado principalmente à satisfação do colaborador ou a algum problema pessoal — de saúde ou familiar, por exemplo;
- turnover, que se refere à rotatividade de funcionários, ou seja, um ciclo menor entre a contratação e demissão em função do tamanho da equipe;
- sinistralidade, que está atrelada à qualidade de vida ou à qualidade de saúde do colaborador na organização.
Com essas informações, o RH pode identificar que tipo de políticas pode promover para melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores, por meio de corridas ou atividades que envolvam a área de saúde, caso sejam identificadas altas taxas de sinistralidade, por exemplo.
No entanto, a proposta do People Analytics ou do RH mais estratégico fica em um nível além desses indicadores mais superficiais, buscando entender quais comportamentos estão elevando ou diminuindo os índices. Por exemplo, o RH pode cruzar os indicadores de performance do comportamento social e de navegação web do colaborador e concluir que ele está insatisfeito com a empresa.
Com essa informação, pode montar uma estratégia para trabalhar a retenção desse talento. No entanto, é importante dizer que a atuação do RH deve ser alinhada às políticas de privacidade da organização, para evitar riscos de assédio moral ou de invasão de privacidade.
Quais as vantagens desse recurso?
Recursos Humanos orientado a dados auxilia as organizações a tomarem decisões sobre seus talentos de maneira mais inteligente, estratégica e acertada. Dessa forma, a empresa pode encontrar candidatos melhores e aumentar taxas de produtividade e de retenção.
As organizações passam a ter ferramentas eficientes para visualizar, entender e agir durante todo o ciclo de vida dos funcionários. Isso inclui planos de contratação precisos em vários horizontes de tempo e análise preditiva e prescritiva, que possibilitam que os líderes possam recrutar, treinar, gerenciar e desenvolver seus colaboradores.
Com maior motivação e engajamento, é mais fácil alcançar objetivos de negócio de curto, médio e longo prazos.
Como usar o Recursos Humanos orientado a dados?
Primeiro, a empresa deve definir por que pretende implementar esse tipo de análise, já que é muito difícil acompanhar indicadores sem delimitar objetivos. A partir daí, deve organizar um mapeamento de processos, para avaliar como os agentes costumam atuar em determinadas rotinas.
Isso abrange a avaliação de e-mails, planilhas e outros documentos. A digitalização dessas informações também é parte essencial para garantir eficiência na análise de dados, uma vez que o gestor pode perder tempo na busca de informações, o que inviabiliza que o RH seja mais estratégico e que os relatórios sejam fornecidos em tempo hábil.
Logo, para iniciar um programa de People Analytics, é importante seguir 4 etapas:
- coletar os dados: definir as fontes de informações de maneira transparente, para evitar inconsistências;
- definir as métricas de acompanhamento: determinar quais serão os KPIs utilizados e qual é o papel do RH para alcançá-los;
- cruzar informações, ou seja, fazer relação entre todos os dados coletados: desempenho na função, resultados obtidos, comportamentos sociais, rotinas, horários de trabalho etc.
- prever cenários: ao analisar essas informações, a empresa toma decisões de maneira mais acertada. Por exemplo, pode melhorar o processo de seleção, distribuir o seu banco de talentos para projetos mais específicos — conforme suas aptidões e habilidades —, ajudar na retenção de talentos, melhorar a política da empresa de cargos e salários ou comparar o desempenho dos colaboradores.
A proposta da Tecfy engloba desde a contratação digitalizada até a gestão do ciclo de vida do colaborador de forma alinhada com os objetivos do negócio. Sua plataforma ajuda as empresas a manterem o controle no desenvolvimento, treinamento e capacitação dos colaboradores, além de acompanhar os resultados por meio de indicadores.
Além disso, auxilia na formação de rotinas mais produtivas, por meio de workflows estratégicos. Tudo isso atrelado a um serviço que garante a integridade e autenticidade das informações. Nosso objetivo é promover um Recursos Humanos orientado a dados que, de forma mais eficiente, possa apresentar um retorno alinhado com as metas e objetivos da empresa.
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