A área educacional é vista por muitos como um setor de baixo investimento tecnológico. Mas a transformação digital está mudando esse cenário.
Nos últimos anos, a tecnologia mudou a sociedade e o ambiente de ensino. A partir dela, houve uma mudança nos processos administrativos para que fossem executados de um modo mais inteligente e integrado com todo o funcionamento da instituição.
Nesse conteúdo, vamos explicar para você os avanços da tecnologia, como eles estão se aplicando para promover a transformação digital na educação e como fazer uma boa gestão desses recursos. Confira!
Como a tecnologia está mudando a sociedade
As inovações tecnológicas dos últimos anos mudaram todos os setores da nossa sociedade. Tendências como a computação na nuvem, a Internet das Coisas e o Big Data foram responsáveis por uma nova gama de serviços e produtos.
Graças a novas soluções de TI, as empresas são mais conectadas e integradas ao seu público-alvo. Além disso, o ambiente corporativo pode ampliar a sua mobilidade sem aumentar custos operacionais. Com isso, o acesso das informações podem ser descentralizados, de forma que todos os funcionários podem ter acesso, independentemente do local de trabalho. Isso também pode cooperar para o acesso de informações úteis para o cliente, sendo mais independente de um funcionário.
Quais são os benefícios da tecnologia no ambiente educacional
Com esse avanço, houve a transformação digital na educação, o que mudou a maneira como escolas lidam com as demandas de alunos, resolvem problemas internos e conseguem transmitir conteúdos.
Dentre os principais benefícios que podem ser apontados com o investimento em TI na área educacional, merecem destaque:
- a possibilidade de executar processos com maior integração e colaboração entre áreas;
- o aumento do nível de automação no compartilhamento de informações
- a melhoria na gestão de dados como o acesso a informações atualizadas e centralizadas;
- o aumento da segurança digital com novos mecanismos de controle;
- mantém a conformidade, estabelecendo controles e níveis aceitáveis de risco, enquanto garante o alinhamento aos objetivos e políticas;
- reduz o custo, já que atividades redundantes são identificadas e aperfeiçoadas ou eliminadas;
- aumenta a eficiência das auditorias internas e externas (avaliação institucional do MEC).
Uma das formas que podem contribuir para atingir esses benefícios são aquelas voltadas para a gestão digital de documentos. Com elas, a escola consegue manter mais arquivos em meios digitais, evitando erros, agilizando as suas atividades e tendo mais controle sobre as suas informações.
Isso permite uma grande melhoria nas rotinas administrativas. Riscos são reduzidos e os times conseguirão colaborar mais. Assim, haverá mais confiabilidade e eficiência em todos os setores.
Como realizar uma boa gestão da transformação no ambiente escolar
Para garantir que o ambiente escolar possa se beneficiar da transformação digital, alguns pontos devem ser considerados pelo profissional responsável pelo investimento na área. Eles garantem a capacidade da instituição de ensino adotar novas ferramentas, digitalizar rotinas e evitar riscos com alta precisão e qualidade. São eles:
- avaliar as necessidades e metas de médio e longo prazo de cada área;
- redefinir políticas de privacidade, uso de dados e segurança digital;
- criar mecanismos de controle de acesso;
- monitorar a performance da infraestrutura;
- avaliar o impacto das medidas.
A transformação digital na educação auxilia as instituições a alcançarem um diferencial de mercado, proporcionando eficiência dos processos com a digitalização das rotinas, diminuindo gargalos de trabalho e quantidade de trabalhos manuais. Mas essa transformação deve ser personalizada, conforme as necessidades de cada instituição. Por isso, esteja atento as suas necessidades e invista nas tendências que mais se encaixam na realidade.
Aprendeu como fazer uma boa gestão? Aproveite agora para evoluir ainda mais sabendo como utilizar a tecnologia para otimizar a gestão de documentos!