A transformação digital no RH tem mostrado que o futuro do setor é promissor e elevará cada vez mais seu fator estratégico para as empresas. Se muitos profissionais ainda temem a substituição de seus postos de trabalho por máquinas, o fortalecimento do setor de RH e de suas ferramentas de gestão mostra que eles continuarão sendo responsáveis pelos diferenciais do negócio.
O futuro já começou, e neste post, trazemos as tendências de 2019 para as soluções de gestão de RH que sua empresa precisa analisar e investir. Confira.
Características fortes na transformação digital no RH
As chamadas tecnologias disruptivas surgem revolucionando os antigos modus operandi, trazendo melhorias substanciais em alguns aspectos como:
- otimizam os processos internos;
- aumentam a produtividade do setor;
- reduzem os custos do setor;
- geram valor ao processo;
- mitigam ou eliminam as falhas;
- são sustentáveis a longo prazo; etc.
Ou seja, tais tecnologias trazem benefícios que tornam o setor mais eficiente e escalável, garantindo que o RH consiga suprir as variações de demanda a longo prazo para atender o crescimento e as necessidades da empresa.
E, quais são aquelas que merecem atenção para os próximos anos e atendem essas características?
Inteligência artificial
Robôs de inteligência artificial são soluções que podem ser incorporadas em serviços e sistemas com o intuito de trazer automação para os processos. Isso significa que eles podem analisar mais rapidamente um conjunto de dados muito mais complexo, executar algumas tarefas transacionais, autopreenchimento de informações e muito mais.
Alguns robôs de inteligência artificial realizam tarefas de acordo com o que está inserido em seu banco de dados e outros podem, inclusive, aprender com as interações que participam.
Um exemplo de utilização dessa solução é no mapeamento dos requisitos de uma vaga e a busca de um talento no banco de dados, sites e redes sociais aqueles que melhor atendem.
Computação na nuvem
A computação na nuvem também tem grande utilidade no RH pois permite que o acesso de um software de qualquer ponto com internet. Assim, um supervisor ou gerente que esteja em visita entre suas filiais do negócio, por exemplo, pode garantir o acesso das informações e processamento com facilidade.
Outro ponto importante é que isso evita alguns custos como a manutenção de servidores dedicados para o software e também facilita a atualização das versões dos sistemas usados pois garante que somente o comando na central seja replicado a todos os usuários do RH.
Digitalização de documentos
Departamento pessoal e RH lidam com muitos formulários e documentações de seus funcionários. Com a digitalização de documentos, a redução de custos é substancial e a imagem da empresa com cunho sustentável pode ser explorada em seu mercado.
Os documentos são melhor gerenciados e compartilhados. É preciso lembrar que a digitalização é uma tendência não só no RH, mas em todas as empresas e entidades que se relacionam com ele.
No caso do envio de dados da folha de pagamentos para a tributação do governo, por exemplo, quase tudo é digitalizado.
Software de gestão completos
Softwares de RH também podem promover automação de processos, com o compartilhamento de dados em tempo real. Isso pode ser estratégico para o fortalecimento do Big Data a empresa, além de fortalecerem o conceito de paperless, que é a redução de custos com papéis.
A empresa precisa identificar quais elementos são prioridades para seu setor, ou buscar soluções que reúnem o máximo possível dessas características e possam promover uma verdadeira transformação digital no RH eliminando papéis e burocracias obsoletas.
Se você se convenceu de que algumas dessas soluções devem fazer parte da transformação digital no RH da sua empresa, compartilhe agora mesmo esse conteúdo nas suas redes sociais e não deixe de marcar os interessados.