O paradigma sobre como nos relacionamos e fazemos determinadas ações dentro da sociedade vem sendo mudado conforme a tecnologia avança. Um exemplo disso é a assinatura digital, um conceito diferenciado de comprovar a firma em documentos.
Contudo, a medida que essas novas formas de relação se transformam, dúvidas começam a surgir, afinal, hoje temos a chamada assinatura digital e também a assinatura eletrônica, ambas apresentadas como soluções para a firma de documentos.
Então, qual a diferença entre essas duas tecnologias e, principalmente, qual a correta para utilizar no seu caso? Vamos responder a essas perguntas nas linhas abaixo. Confira!
O que é assinatura eletrônica?
Podemos chamar de assinatura eletrônica todo e qualquer método utilizado para assinar de forma digital um documento eletrônico. É muito semelhante ao método comum no papel, só que feito em um meio digital.
Para que se possa ter um valor legal perante a justiça, com status de uma assinatura tradicional, são necessários três elementos essenciais:
- registro da assinatura;
- identificação e autenticação do autor da assinatura;
- comprovação da integridade do documento assinado.
O que é assinatura digital?
A assinatura digital é uma espécie de assinatura eletrônica, ou seja, está dentro desse conceito. Ela é realizada por meio de uma operação matemática, utilizando-se de criptografia.
Dessa forma, garante-se a origem e integridade do documento, pois a chave criptográfica gerada pela assinatura permite identificar qualquer alteração no arquivo, evitando tentativas de fraude ou manipulação.
Sendo assim, caso o documento seja alterado, a assinatura torna-se automaticamente inválida, protegendo o autor da firma.
Quais são as diferenças entre elas?
Como você pode observar logo acima, não existem diferenças diretas entre a assinatura eletrônica e a assinatura digital além do meio pelo qual elas são computadas, uma vez que a segunda é uma tecnologia que está contida dentro do conceito apresentado no primeiro tópico.
Assim como a assinatura digital se apresenta como uma possibilidade na hora de garantir a autenticidade de documentos assinados digitalmente, também existem vários outros. Além disso, as tecnologias continuam evoluindo no sentido de buscar cada vez mais segurança e transparência.
Quais as vantagens de usar assinatura digital?
Uma solução de assinatura digital pode ser uma ótima forma de poupar tempo e garantir a procedência de documentos emitidos por uma empresa, além de reduzir custos com a impressão e registro em cartórios. Outras vantagens são:
- mais segurança — criptografia evita fraudes;
- uso de par de chaves — invalida a utilização da assinatura por quem não é autorizado;
- meio de validação simples — é rápida a verificação de autenticidade de qualquer documento.
Por que utilizar a assinatura digital?
Em pleno era da transformação digital, imprimir e assinar centenas de documentos não é um processo simples e que, além disso, pode-se mostrar muito custoso com o tempo — fora os custos de registro, ainda há o ônus com armazenamento, por exemplo.
A assinatura digital se mostra uma ótima alternativa em termos de segurança, redução de custos e agilidade, já que poucos cliques podem gerar um novo documento assinado e blindado contra alterações.
Uma boa forma de complementar o conhecimento apresentado neste post é lendo o nosso conteúdo sobre solução em assinatura digital. Não deixe de ler!