A crise sanitária trouxe uma nova realidade para o ambiente corporativo. Organizações que ainda não eram adeptas ao modelo home office foram obrigadas a implementá-lo, já que precisavam seguir as orientações de isolamento social.
Em números, segundo a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19, cerca de 46% das empresas adotaram a estratégia para manter seus colaboradores em segurança, sem precisar paralisar suas operações.
Desde então, líderes e funcionários tiveram de superar alguns desafios, ao mesmo tempo que viram vários benefícios nesse novo modelo. Não à toa, hoje já é discutido qual será o método de trabalho ao fim da crise.
De acordo com a pesquisa ISE Business School, 80% dos gestores aprovaram o novo formato e pretendem continuar dessa forma. Outro cenário possível também é a adoção ao modelo híbrido de trabalho, em que o colaborador divide sua jornada entre o presencial e o remoto.
O home office é uma tendência que veio para ficar. Por isso, as empresas precisam se preparar para engajar os colaboradores e fazer a gestão de pessoas de maneira eficiente. Cientes disso, abaixo listamos as principais adversidades enfrentadas pelo setor, mas que devem ser superadas o quanto antes.
1 – Engajamento dos colaboradores
Manter os colaboradores engajados é muito importante para o sucesso de qualquer negócio. Contudo esse é um grande desafio do home office, uma vez que os times remotos podem se sentir distantes de seus gestores, da cultura da empresa e, consequentemente, mais desmotivados.
Diante disso, é ideal que haja um acompanhamento do clima organizacional, ouvindo a opinião de todos e marcando reuniões para aproximar líderes e funcionários.
Outras ações, como a criação de redes sociais corporativas ou eventos online, também são bem aceitas pelo público. Para tanto, vale adotar sistemas de automação, capazes de fornecer mais autonomia às rotinas, a fim de que o RH assuma uma postura estratégica e concentre-se na satisfação das pessoas.
2 – Comunicação com os colaboradores
Com o distanciamento social, a comunicação também é prejudicada, principalmente no que diz respeito à gestão de processos. Nesse caso, não há dúvidas de que sistemas de controle de tarefas são fundamentais.
Outro fator a ser analisado são os canais com o próprio RH. No modelo presencial, tirar qualquer dúvida ou fazer uma solicitação era simples, bastava se dirigir à sala de recursos humanos. Já com o distanciamento, a dificuldade para se comunicar passou a deixar as equipes frustradas.
Por isso, os processos devem ser analisados e reestruturados a fim de facilitar essa interação. Deixe claro a todos a disponibilidade do RH e simplifique os meios de contato com o departamento. Para isso, além do e-mail, um sistema de chat pode ser a solução a esse problema.
3 – Atração e retenção de talentos
Apesar de sempre ter sido um objetivo do RH, reduzir as taxas de rotatividade dentro das empresas ganhou um foco maior nos últimos anos. Afinal, o novo perfil de colaboradores é marcado por uma nova mentalidade, a qual entende seu valor e aumenta as exigências perante as marcas empregadoras.
De modo geral, diferentemente de alguns anos atrás, é necessário demandar um esforço muito maior, tanto para encontrar o funcionário certo quanto para mantê-lo na empresa.
E isso, somado aos desafios trazidos pela gestão de pessoas remotas, dificultou ainda mais a retenção de talentos. Não à toa, digitalizar o RH torna-se cada vez mais importante para adequar as metodologias de gestão de pessoas às novas gerações que dominam o mercado de trabalho.
4 – Treinamento e desenvolvimento dos colaboradores
No treinamento de novos funcionários, a interação com os colaboradores mais antigos faz toda a diferença, tanto para mantê-los engajados com a cultura quanto para entendimento dos processos.
No entanto, com o home office, e a impossibilidade de reunir todos presencialmente, isso também se tornou um desafio. Assim, para que as empresas ainda possam colher todos os benefícios de um onboarding adequado, é preciso organização.
Cabe ao RH, portanto, separar alguns horários dos profissionais mais experientes para que eles possam, através de videoconferências, ter esse primeiro contato com os novatos.
5 – Gestão de documentos
Sem um sistema eficiente, a gestão de documentos torna-se praticamente impossível de ser feita remotamente. Em outras palavras, sem a digitalização de toda a “papelada do RH”, não há como providenciar uma contratação, controlar a folha de pagamento ou realizar qualquer outro processo que necessite de documentos ou assinatura do colaborador.
A tecnologia, nesse sentido, proporciona a eficiência necessária para agilizar processos, aumentar a acessibilidade dos documentos e até proporcionar ao colaborador autonomia no preenchimento de formulários.
Soluções para gestão de pessoas em home office
A Tecfy oferece soluções capazes de melhorar a gestão de pessoas em home office. Entre elas, a tecnologia de admissão digital agiliza todos os processos de contratação e o onboarding para que o departamento se concentre em tarefas de maior valor, como repassar os valores e a cultura da empresa ao novo colaborador.
Na prática, com esse sistema, é possível enviar documentos, validá-los junto ao eSocial e integrar dados com a finalidade de obter uma visão sobre todas as etapas do processo.
Além dela, a ferramenta de Gestão de Talentos permite que as organizações desenvolvam e gerenciem competências associadas aos cargos e funções. Assim, é possível ter uma visão mais ampla e abrangente da força de trabalho da organização, aumentando o consentimento dos gestores sobre o perfil de cada colaborador e suas demandas.
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