Já passou o tempo em que as áreas de Recursos Humanos e departamento pessoal só se preocupavam com papeladas e processos burocráticos. Incluir uma área de Gestão de Pessoas dentro das organizações é essencial para o sucesso de um negócio e, principalmente, do próprio colaborador.
Um artigo publicado na Harvard Business Review em setembro deste ano, mostrou uma pesquisa realizada pelo Instituto Future Workplace sobre quais as principais tendências para 2020: a experiência do colaborador ficou em primeiro lugar para 50% dos entrevistados, na frente de tecnologias como inteligência artificial, gerenciamento de desempenho e people analytics em 41%, 35% e 32%, respectivamente.
Com o avanço das mudanças cada dia mais rápido e significativo na sociedade como um todo, as organizações são colocadas à prova para sair à frente da concorrência.
Sendo assim, é desafiador criar um ambiente favorável à inovação, e entender como fazer uma gestão de pessoas que realmente traga resultados positivos para negócios modernos. Como implantar um modelo de gestão de pessoas?
Quais são os pilares da gestão de pessoas?
Antes, é preciso entender o que é uma gestão estratégica de pessoas. Ela traz o desenho de políticas, processos e metodologias referente às necessidades da organização e dos colaboradores. Visa garantir que as práticas e políticas de recursos humanos estejam funcionando para garantir o crescimento da empresa.
Além disso, atua como base para uma cultura de alta performance, onde os profissionais da empresa são valorizados e reconhecidos e, por consequência, trabalham motivados e produzindo cada vez mais.
1 – Motivação
É ela que possibilita o crescimento profissional e pessoal. Colaboradores desmotivados são como um sintoma. Quando algo está errado na organização, a primeira coisa a ser afetada é a motivação das equipes. Identificar o problema de origem é essencial para motivar. Afinal, palestras motivacionais não são o suficiente se o problema é, por exemplo, a falta de perspectiva de carreira.
2 – Comunicação
A equipe precisa sentir liberdade para trocar informações entre si. Além disso, a liderança precisa ser acessível e encorajar a resolução de conflitos. Por exemplo, em uma liderança extremamente autoritária, colaboradores podem demorar a relatar problemas por medo de represália. Por tanto, é importante incentivar uma comunicação clara, eficiente e aberta entre todos os integrantes do ambiente de trabalho.
3 – Trabalho em equipe
Várias mentes trabalham bem melhor do que apenas uma, mas só se elas estiverem em harmonia. Por isso, mais do que exigir o trabalho em equipe, é preciso investir na construção de um bom relacionamento entre os colaboradores.
Existem muitas técnicas para isso, incluindo eventos e pequenas confraternizações semanais para incentivar a formação de laços. Os cafés da manhã corporativos, por exemplo, são uma ótima forma de permitir que os colaboradores interajam de forma mais descontraída.
4 – Conhecimento e competência
A gestão de competências consiste em identificar perfis profissionais e integrá-los na empresa da melhor forma possível. Cada organização possui sua própria cultura e ambiente, seus valores e estilos de gestão. Para garantir que o colaborador se sinta bem no ambiente de trabalho, é preciso encontrar pessoas que tenham valores compatíveis.
Cada vez mais organizações confiam nos testes de personalidade e perfil para contratar. Encontrar funcionários que apresentem excelência técnica está longe de ser o suficiente.
Quando o colaborador divide os valores da empresa e possui um perfil que se adapta facilmente à cultura empresarial, tudo fica mais simples. O ambiente permanece harmonioso, o funcionário se sente mais realizado e a rotatividade cai.
5 – Capacitação e treinamento
Um colaborador que recebe treinamentos e cursos do local onde trabalha estará cada vez mais capacitado para exercer bem a sua função. Mas muito mais importante, ao investir no desenvolvimento do colaborador, a empresa mostra para ele sua importância.
Sentir-se valorizado em seu local de trabalho é um dos fatores que mais aumenta a qualidade de vida. A sensação de realização profissional é importantíssima para a grande maioria das pessoas atualmente.
A gestão de pessoas é essencial para o crescimento de qualquer organização. Atualmente, valorizar o capital humano tem sido o diferencial que leva empresas a crescer e evoluir. As técnicas têm resultados extremamente positivos, tanto para a empresa quanto para os colaboradores.
Criando ambientes de trabalho mais humanizados, a gestão de pessoas é capaz de melhorar a qualidade de vida, confiança e autoestima dos colaboradores. Uma equipe com essas características gera resultados muito melhores, se envolvem nas metas da empresa e trabalham com eficiência para o crescimento mútuo.
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