Automatizar tarefas e integrar sistemas por meio de recursos tecnológicos é uma realidade em expansão para muitas empresas. Em busca de produtividade e otimização de processos internos, muitos gestores têm avaliado como incluir novas soluções dentro da rotina de trabalho. Mas, muito além disso, algumas transformações estão levando em consideração outro fator cada vez mais essencial, a valorização do capital humano, trazendo a tecnologia como foco do bem-estar. A sociedade 5.0 traz essa dinâmica como fio condutor e se mostra em um futuro não tão distante assim.
A indústria 4.0 trouxe uma profunda mudança na maneira como as organizações operam e se relacionam com seus clientes, colaboradores e fornecedores, ou como governos se relacionam com seus cidadãos.
Na Sociedade 5.0, a tecnologia não será usada somente para os negócios ou governos em busca de agilidade, produtividade e mais receitas com menos custos.
Se a prioridade era o aumento da produtividade, na sociedade 5.0 será necessário equilibrar o desenvolvimento econômico com a resolução de problemas sociais, que impactam o bem-estar da população como um todo. Dentro disso, cabe às empresas — que queiram ampliar sua inserção nesse novo contexto — reforçar sua responsabilidade social.
Um estudo divulgado pela Deloitte Brasil e a Cisco – Digitalização, Resiliência e Continuidade dos Negócios em setembro de 2020, reforça que o impacto da pandemia no Brasil pode ter acelerado comportamentos em que o uso da tecnologia foi essencial para lidar com adversidades. Por exemplo: explosão do EAD, telemedicina e a transformação digital de sistemas.
Essas circunstâncias mostram que evoluções tecnológicas estão acontecendo a todo momento e que um novo modelo de sociedade não está tão distante assim.
O que é sociedade 5.0?
Em janeiro de 2016, o governo japonês lançou o 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia, um documento que definia políticas de inovação a serem adotadas pelo país entre 2016 e 2021. Dentro do plano, constava o conceito, descrito como uma sociedade que o Japão deveria aspirar no futuro.
Uma proposta de modelo de organização social em que tecnologias como Big Data, Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT) são usadas para criar soluções com foco nas necessidades humanas. Isso aconteceria devido ao planejamento de cidades totalmente conectadas, nas quais o ciberespaço se integra de maneira harmônica com o mundo físico.
Os principais valores dessa premissa são qualidade de vida, inclusão e sustentabilidade. Um dos propósitos é ter uma vida mais leve, colocando a tecnologia para desempenhar o papel de facilitador. Inclusive no ambiente de trabalho, as tarefas mais pesadas sejam substituídas por ferramentas e maquinário inteligentes, transferindo o trabalhador para tarefas mais intelectuais.
Ao falar de inclusão, pretende-se que todos os cidadãos tenham igual acesso às ferramentas e aos benefícios para combater desigualdades sociais e atender aos desafios futuros.
Já em sustentabilidade, ao contrário do que foi pensado até então, implementar tecnologias em favor do ambiente, como expansão de energias renováveis e redução de materiais poluentes.
Como ela se diferencia da indústria 4.0?
A sociedade 5.0 é a ampliação do próprio conceito de indústria 4.0. Ambos têm como foco a comunicação entre pessoas e máquinas inteligentes, um se preocupa com o próprio trabalho e a outro com a responsabilidade social decorrente dele — tanto em relação ao meio ambiente quanto em relação aos trabalhadores.
O que é Smart City?
Smart City significa cidade inteligente em português. O termo é utilizado para denominar as cidades conectadas, cujos espaços públicos e rotinas se tornam mais eficientes devido ao uso criativo e inteligente das tecnologias da informação. O objetivo é fazer com que a tecnologia traga benefícios aos cidadãos sem agredir o meio ambiente para que isso aconteça.
Quais são as tecnologias da sociedade 5.0?
Big Data: o termo que se refere a um grande volume de dados, estruturados ou não, gerado diariamente pelas instituições. A ferramenta, que está relacionada diretamente à Era da Informação, assegura capacidade de análise mais precisa da realidade e permite tomar decisões mais acertadas para diversos problemas comuns.
Inteligência artificial: é um segmento da ciência da computação que desenvolve dispositivos capazes de simular a cognição humana, como o raciocínio, a percepção e a tomada de decisão. Por meio dela, por exemplo, é possível contar com precisão em diagnósticos na área da saúde, com softwares ágeis e prontuários eletrônicos.
Telemedicina: compreende toda a atividade médica que é realizada à distância. O Japão é exemplo de acúmulo de dados reais de saúde. Serão utilizados para conectar e compartilhar informações entre usuários de dados médicos, incluindo registros de check-up médico, bem como registros de tratamento e cuidados de enfermagem, no qual serão utilizados para assistência médica remota.
Robôs: assumem os trabalhos pesados feitos por pessoas, o que facilita tarefas difíceis, como colheitas e obras. O objetivo é fazer com que setores como construção civil, limpeza, agricultura e fabril tenham mais tecnologia de suporte e organização de trabalhos.
Como o conceito pode se relacionar com o RH do futuro?
O setor de RH é o responsável por analisar diversas métricas relacionadas à rotatividade de colaboradores: satisfação, desempenho, clima organizacional, entre outras. Para que essas demandas sejam otimizadas, é preciso entender que a tecnologia pode ser tornar uma aliada.
Dessa forma, ela pode ser usada para cruzar um grande volume de informações para diagnosticar problemas e pontos de atenção no ambiente de uma empresa. Com softwares que realizam análises de dados e Big Data, será possível identificar esses resultados de maneira mais precisa e objetiva.
Internamente, a preocupação é garantir o bem-estar dos colaboradores, pensando em formas de mantê-los motivados e sempre com a capacidade de atrair talentos de diversas gerações, encontrando maneiras de equilibrá-las no ambiente corporativo.
Para potencializar esses efeitos, é importante que todos os processos internos ouçam o que os colaboradores têm a dizer. Permitir que eles contribuam na construção de soluções que coloquem os seres humanos no centro das prioridades, tal qual discutido pela sociedade 5.0.
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