Muitas foram as mudanças para as lideranças nos últimos anos. Além da necessidade de se adaptar a novas soluções tecnológicas, colaboradores de todo o mundo estão em busca de perfis mais humanos e que permitam autonomia entre os times.
Mas o que esperar para este ano? Para entender o que permanece e o que pode mudar em 2022, criamos este artigo. Confira abaixo as tendências de liderança para este ano. Boa leitura!
O que esperar
Estamos no segundo mês do ano, mas o momento ainda segue com planejamentos, alinhamentos e até retrospectivas. Sendo assim, que tal entender quais as tendências de liderança para 2022 e construir um caminho profissional mais ágil e sólido para este ano?
O trabalho é híbrido
Sabemos que com a pandemia, muitas empresas precisaram de adaptar ao home office, porém mais do que isso, a tendência agora é falar sobre o trabalho híbrido, possibilitando que pessoas de todo o mundo trabalhem de onde quiserem, seja de casa, de um coworking ou qualquer lugar com conexão com a internet.
Claro que nem todos os cargos podem se adequar a esse modelo, pela necessidade de estar presencialmente nos lugares, como é o caso de trabalhos mais técnicos. Ainda assim, a tendência é que as lideranças estejam à frente de times híbridos. E para se adequar a essa realidade, além de possuir algumas características, como habilidade de delegar tarefas e fazer o acompanhamento de colaboradores de forma estratégica e sem micro gerenciamentos, ter soluções tecnológicas capazes de otimizar processos faz toda a diferença.
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Humanização e saúde mental
E como era de se esperar, o ano de 2022 continuará falando e aplicando, cada vez mais, a humanização no espaço laboral. Essa foi uma preocupação que ganhou foco especialmente em 2020 e de lá para cá só tem acelerado.
As pessoas perceberam que precisam criar relações verdadeiras no ambiente de trabalho, além de se identificarem com aquilo que fazem. Apesar das crises, com grande parte de pessoas desempregadas, alguns colaboradores preferiram pedir demissão e buscar espaços mais condizentes com o seu propósito.
Fique de olho nas oportunidades que as plataformas disponibilizam para a sua empresa, com o objetivo de discutir e garantir uma melhor saúde mental. Além disso, não esqueça de automatizar aquilo que pode ser automatizado! Quanto menos operacional, mais a sua equipe tem tempo para desenvolver outras habilidades e propor novas ideias.
Foco na comunicação
E por falar em humanização, a comunicação, que já era algo primordial, ganha ainda mais destaque dentro das organizações. 2022 é um excelente ano quando o assunto é reconectar. Além das diferenças nos modelos de trabalho, como mencionamos, o colaborador busca por um lugar acolhedor e ágil.
Neste caso, líderes precisam ficar atentos à maneira em que se comunicam, a exemplo do tom de voz de mensagens enviadas e até mesmo como lidar em momentos mais desafiadores. Vale a pena lembrar da importância de centralizar a comunicação e dividi-la em momentos assíncronos e síncronos, especialmente para quem trabalha remotamente. Afinal, ninguém precisa estar disponível 24 horas só porque está trabalhando 100% online, não é mesmo?
Flexibilizar para crescer
E por falar em uma comunicação acolhedora e inclusiva, este ano pede ainda mais flexibilidade. E o que isso quer dizer? A pandemia mostrou a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar do mundo, com horários mais realistas e atenção mais aprofundada para a saúde mental. Uma pesquisa realizada pelo Great Place to Work mostrou que pouco mais de 64% dos entrevistados preferem um modelo de trabalho flexível. Vale a pena, então, investir em políticas de trabalho híbrido, como escritórios da empresa em vários lugares do Brasil (e até do mundo).
Essa flexibilização também está alinhada à liderança, que precisa se adaptar para gerenciar demandas de maneira realista e alinhar expectativas dos diversos perfis de funcionários.
Movimento através de dados
Além do fator humano, é importante falar também de números. As coletas de dados são fundamentais para direcionar corretamente um negócio. Entender como a equipe está, se as métricas estão sendo correspondidas e se cada um dos colaboradores está entregando aquilo que é proposto, pois isso é fundamental para manter times engajados.
Por isso, invista em ferramentas capazes de coletar esses dados para gerar informações preciosas. Quanto antes você descobrir o que está causando entraves nas entregas e lentidão nos processos, mais rapidamente consegue ajustar isso!
Construir uma infraestrutura em tecnologia
E falando em dados… Por mais que as empresas tenham foco no crescimento, ele precisa ser sustentável! Por isso possuir uma infraestrutura de tecnologia é fundamental na sua gestão. Além de garantir processos mais otimizados, você e a sua equipe contarão com mais segurança, especialmente se tiver um parceiro com experiência de mercado para apoiar na transformação digital da sua empresa.
Com um bom planejamento, equipamentos capazes de escalar seu negócios e sistemas confiáveis, a sua empresa poderá crescer muito mais sem se preocupar com a infraestrutura de tecnologia novamente. Outra importância está na possibilidade de expandir com soluções tecnológicas capazes de fazer a diferença no dia a dia da sua liderança, implementando uma cultura paperless.
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Essas e outras tendências tendem a ganhar espaço no ambiente corporativo, por isso é tão importante se atualizar e sempre buscar apoio da tecnologia. Como sempre falamos, ela não é um fim, mas um meio para conquistar mais liberdade, autonomia e crescimento empresarial.
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