Para muitos colaboradores, as empresas onde atuam são consideradas uma segunda casa. Logo, é fundamental otimizar suas experiências diariamente, promovendo o bem-estar físico, psicológico, financeiro e competitivo. Também chamado de Employee Experience (Experiência do Colaborador), o conceito revela uma necessidade que está diretamente ligada ao RH.
Isso significa ter o colaborador como foco das decisões tomadas pelo setor de Recursos Humanos, onde a companhia investe em uma cultura organizacional direcionada para o fator humano. Um conjunto de esforços que tem como objetivo criar uma atmosfera agradável de trabalho para os colaboradores, favorecendo o alto desempenho.
A pesquisa The Employee Experience Index realizada pela IBM em parceria com a Globoforce, coletou dados de mais de 23 mil pessoas em 45 países, mostra que as sensações de pertencimento, propósito, realização, felicidade e vigor podem elevar o desempenho do indivíduo no ambiente de trabalho.
Esse estudo originou o Índice de Experiência do Colaborador, o resultado leva em conta essas cinco dimensões para capturar a essência da jornada ideal. Em 2017, 96% das empresas reportaram melhores índices de alta performance entre seus colaboradores após levar mudanças significativas à rotina.
Além de se considerar as práticas no setor de RH, é preciso verificar o estágio de maturidade da empresa frente às transformações de mercado. Por exemplo: investir em tecnologias de alta qualidade; espaços diversos; autonomia e flexibilidade; diversidade e inclusão. Esses são alguns dos fatores que permeiam a nova cultura organizacional.
Por que essas práticas são cada vez mais necessárias no cenário atual?
Investir em novas formas de gestão
Empresas em fase de implementação da transformação digital já entenderam que para atrair e manter os melhores talentos, elas precisam oferecer diferenciais para as pessoas.
Essa estratégia é baseada na experiência do consumidor, mas voltada para o ambiente interno das organizações, a fim de garantir que os colaboradores se sintam acolhidos e motivados a fazerem as suas melhores entregas.
Dentre as vantagens: otimizar o processo de onboarding; reduzir o turnover e o absenteísmo; melhorar o clima organizacional e aumentar a produtividade dos times.
Como melhorar a experiência do colaborador?
A atenção ao profissional deve ser dada a partir do processo seletivo, e para otimizá-la é preciso considerar: a inclusão de espaços agradáveis, infraestrutura acessível, segura e confortável; disponibilização de ferramentas tecnológicas, como plataformas de treinamento online promovendo a educação a longo prazo; e ter uma liderança humanizada para influenciar e engajar pessoas a alcançarem resultados.
Crie uma jornada única
Antes, os processos de RH como atração, onboarding, desenvolvimento, retenção, promoção e desligamento eram pensados de forma independente. Com o conceito de Employee Experience, as organizações passaram a entender que não é mais uma série fragmentada.
Traçar uma jornada ideal é prever gargalos e melhorar os relacionamentos profissionais. Cabe ressaltar a importância de ouvir as pessoas que fazem parte do quadro, através de pesquisas e grupos focais, por exemplo.
Como uma boa experiência de trabalho é muito pessoal e, portanto, subjetiva, o ideal é fazer uma pesquisa de clima entre os colaboradores para identificar os pontos mais relevantes, e, assim, ter métricas para começar a trabalhar.
As mudanças organizacionais ocorrem em ritmo acelerado e os gestores precisam estar sempre alertas para adequações de processos, comportamentos e novas tecnologias. Também é preciso absorver que conexão, flexibilidade, mentalidade digital, feedback e uso de aplicativos móveis já se espalharam para todas as gerações.
Fontes:
Harvard Business Review – Design Your Employee Experience as Thoughtfully as You Design Your Customer Experience
Pesquisa Índice de Experiência do Colaborador da IBM e Globoforce – The Employee Experience Index
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