Com a globalização e a facilidade de contato, além das próprias questões envolvendo as novas gerações, fazer a gestão de talentos dentro de uma empresa vem se tornando um desafio cada vez maior e que exige mais dos setores de RH.
A desburocratização desse processo é fundamental para que possamos enxergar as pessoas e lidar com seus problemas reais, evitando uma evasão que possa prejudicar as atividades dentro da organização.
Selecionar com excelência os profissionais mais competentes do mercado, gerir suas demandas e anseios dentro da empresa, evitar seu desligamento por conta de outras propostas, entre outras atividades, podem ser facilitadas com o uso da tecnologia correta. Entenda mais no texto abaixo.
1 . Automatização de tarefas
Automatização significa otimização de tempo, ou seja, uma melhor utilização dos recursos existentes dentro do setor de RH. Algumas tarefas simples, mas que podem ser repetitivas e tomar um tempo precioso de seus colaboradores da área são o cálculo da folha de pagamento e a conferência do ponto.
Outro exemplo é na análise de um currículo, verificando se as competências esperadas para a vaga são preenchidas, trazendo mais imparcialidade para o processo e garantindo que os filtros iniciais sejam realizados de forma muitos mais rápida.
Avaliações de desempenho também podem ser automatizadas, identificando problemas entre as atividades realizadas pelos novos contratados e também visualizando talentos a serem trabalhados. A tecnologia pode auxiliar na integração de informação e gerenciamento de equipes.
2 . Capacidade de reunir e analisar dados
Outro ponto interessante da tecnologia é a capacidade de coletar e armazenar quantidades absurdas de informação, sendo que, posteriormente, tais dados podem ser analisados de várias óticas diferentes para buscar insights reveladores sobre a organização e seus colaboradores.
Dentro do setor de Recursos Humanos, ou na gestão de pessoas em um projeto, conta-se com muitos dados, mas nem sempre eles estão organizados da maneira como deveriam, o que dificulta a sua utilização de maneira correta.
Trazer isso para um sistema que catalogue dados e faça leituras analíticas com as informações obtidas por melhorar o desempenho do RH, uma vez que o setor poderá identificar problemas antes mesmo que eles se desenvolvam.
Além disso, os recursos tecnológicos, como um sistema de gestão de pessoas pode auxiliar na visualização de entraves nas rotinas de trabalho e também subsidiar determinadas decisões do setor de RH com relação ao ambiente laboral.
Contudo, é preciso lembrar que é muito mais interessante trazer todas as informações para um sistema único, ou que permita a integração para utilização de um banco de dados único, que apostar em várias soluções dispersas e incomunicáveis entre si.
3 . Facilidade de comunicação
Um problema comum dentro de qualquer organização e que pode levar à insatisfação de seus colaboradores é a falta de comunicação entre as pessoas, a empresa e os setores, o que pode levar ao retrabalho, falta de conhecimento sobre regras e políticas ou até mesmo desentendimentos.
Canais de comunicação corporativos são uma solução simples de implementar e que podem auxiliar na propagação interna de informações acerca da empresa e vários pontos que devem ser de conhecimento geral internamente.
Além disso, ferramentas de comunicação, como chats instantâneos, também podem ser uma boa ideia para melhorar a troca de informações entre os colaboradores e os setores da empresa, facilitando o alinhamento de ideais.
Eles possibilitam que todos se comuniquem, independentemente do local onde estejam e garantem que a comunicação seja mais fluída, a informação possa ser acessada posteriormente e qualquer colaborador tenha acesso aos demais.
4 . Aumento da competitividade
Mais tecnologia, na maioria dos casos, quer dizer mais eficiência. Empresas que buscam adotar ferramentas tecnológicas atingem melhores resultados e conseguem vantagens competitivas no mercado.
Setores de RH que apostam na tecnologia como forma de gerenciar seus times conseguem aproveitar melhor os talentos e alcançar o potencial da equipe. Em um mercado cada vez mais competitivo, qualquer ponto positivo pode ser um grande diferencial.
5 . Melhoria do recrutamento
Escolher o candidato perfeito é uma dor dos setores de RH de todas as empresas. Nem sempre aquele candidato escolhido se mantém na organização, o que leva a uma nova seleção e custos que poderiam ser evitados.
O recrutamento pode ser melhorado com o uso de tecnologias de gestão de pessoas e IA, Inteligência Artificial. Ferramentas de análise podem verificar e analisar currículos com grande velocidade e buscar candidatos de forma precisa.
Ou seja, em vez de analisar de forma manual pilhas e mais pilhas de papéis, os colaboradores do RH apenas dão entrada à vaga na plataforma, junto das habilidades necessárias e esperadas, e o sistema utiliza de algoritmos para determinar os melhores candidatos. Tudo mais simples e eficiente.
6 . Redução de custos
Diversas atividades dentro do setor de RH podem ter um alto custo, sendo que o recrutamento é um deles. Além de consumir recursos para o seu próprio desenvolvimento, caso o candidato não se adapte, são valores irrecuperáveis.
Os sistemas tecnológicos buscam reduzir a evasão ao selecionar os melhores profissionais, que possam se adaptar à vaga e com o chamado “fit cultural”, ou seja, que estejam de acordo com a cultura da empresa.
O RH também pode ser mais enxuto, já que boa parte das tarefas repetitivas podem ser automatizadas, o que também reduz os custos de manutenção do setor.
7 . Engajamento dos colaboradores
Como os colaboradores atuantes na empresa são selecionados com base nas habilidades e também no fit cultural — alinhamento com a visão da organização —, temos um engajamento muito maior desses profissionais.
Os colaboradores mantêm um laço muito mais próximo com a empresa e todos buscam crescer junto com ela, o que melhora o engajamento em todas as atividades realizadas, aumentando também a produtividade e a eficiência como um todo dentro da organização.
A gestão de talentos pode ser facilitada por meio da aplicação das tecnologias certas, e você e sua equipe podem ser muito mais produtivos ao apostar nas ferramentas de gerenciamento de recursos humanos.
A Tecfy possui uma solução completa para a gestão de talentos focada em produtividade, com diversas funcionalidades que auxiliam no gerenciamento de suas equipes. Saiba como podemos ajudar você a gerenciar os talentos e ter ainda mais sucesso na empresa!