A tecnologia está totalmente integrada na rotina das pessoas e também no dia a dia das empresas. Entretanto, com as novas soluções que são lançadas no mercado, surgem também os desafios e é justamente neste contexto que o ITSM está inserido.
A transformação digital e o surgimento de novas ferramentas são fatores que impactam diretamente a rotinas das organizações. O Gerenciamento de Serviços de TI, ou ITSM, surge justamente para contribuir com a manutenção, aperfeiçoamento e gestão de processos envolvendo o uso dessas soluções.
Neste artigo, além de entender o que é ITSM, você vai descobrir quais são os benefícios de investir nesse gerenciamento, como aplicá-lo na sua empresa e dicas práticas que vão favorecer o desempenho do seu negócio.
Confira!
O que é ITSM?
ITSM é a sigla para Information Technology Service Management. Em português, a expressão pode ser traduzida livremente como Gerenciamento de Serviços de TI.
Na prática, o ITSM diz respeito a um conjunto de ferramentas, softwares e estratégias utilizados nos ciclos de serviços de Tecnologia de Informação (TI). Isso significa que ele tem o objetivo de suprir todas as demandas operacionais de TI de uma organização, por meio de sistemas e soluções alinhadas às necessidades da empresa.
Em outras palavras, o Gerenciamento de Serviços de TI tem como premissa oferecer uma visão sobre o todo, olhando para todo o ciclo de vida da rede a fim de buscar estabelecer e renovar os padrões, visando a melhor eficiência dos processos e melhor aproveitamento dos recursos.
8 benefícios de implantar ITSM na sua empresa
Implantar o ITSM traz diversos benefícios para a organização. Com boas práticas e assessoria de profissionais/empresas qualificadas, a sua empresa pode:
- tornar os serviços mais ágeis;
- ter informações mais precisas;
- aumentar a vantagem competitiva frente ao mercado;
- garantir um controle mais eficiente do ambiente de Tecnologia da Informação;
- aumentar a produtividade de todos os profissionais envolvidos;
- melhorar a gestão e qualidade das informações colhidas durante os processos;
- acompanhar de forma eficiente os problemas e direcionar as soluções;
- agregar valor aos serviços/produtos da sua empresa.
3 passos para aplicar ITSM na sua empresa
Como você viu, o ITSM não se restringe a um atendimento de TI voltado para resolver problemas, comunicar falhas ou sanar dúvidas comuns ao dia a dia das empresas.
O suporte envolve um planejamento com o mapeamento de todos os processos, análise de infraestrutura tecnológica, gerenciamento de riscos e imprevistos que possam trazer prejuízos para as operações, bem como a avaliação da eficiência das soluções aplicadas dentro da empresa.
Para aplicar o ITSM é necessário realizar alguns processos importantes:
1 – Mapeamento da infraestrutura de TI
Nesta etapa inicial é montado um inventário com o mapeamento completo de toda a infraestrutura de TI da empresa. Esse processo vai ajudar a ter uma noção da situação atual e dos próximos passos que devem ser adotados.
2 – Avaliação e listagem de necessidades
A segunda etapa consiste na elaboração de uma lista com os serviços, equipamentos e outras ferramentas que podem ser incluídas na empresa a fim de contribuir para melhorar suas operações.
3 – Desenvolvimento do programa de reestruturação
Depois de avaliar a infraestrutura e listar as necessidades, é hora de começar a programar a reestruturação dos serviços de TI. Aqui, deve ser levada em consideração aspectos particulares de cada empresa como, por exemplo, a urgência, custos e metas a longo prazo.
Além disso, por se tratar de um processo de gerenciamento estratégico, não basta montar um plano e colocá-lo em prática. É preciso ir além, realizando uma avaliação constante dos resultados e eventuais adaptações, sempre que as mesmas se mostrarem necessárias.
Conheça a solução de gestão de serviços de TI da Tecfy
A Tecfy oferece aos seus clientes tecnologias de gestão de serviços de TI. Nossa solução permite implantar mudanças para melhorar a eficiência das suas operações, fornecendo serviços de alta qualidade.
A solução ITSM organiza de forma estratégica todas as atividades de TI da sua empresa, trazendo melhorias para as operações e auxiliando na entrega de serviços e produtos de alta qualidade.
Quer saber mais sobre as soluções da Tecfy? Entre em contato conosco!