O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, também conhecido como Enade, é um teste aplicado aos estudantes que estão concluindo a graduação. Ele tem o objetivo de testar o nível de conhecimentos do aluno ao término do curso, avaliando conhecimentos obtidos no decorrer dos anos letivos, incluindo tanto a parte teórica quanto a parte prática.
Os dados obtidos a partir do Enade são fundamentais para as Universidades já que servem como parâmetro para identificar a qualidade do ensino. Além disso, são utilizados pelo Ministério da Educação como critério de cálculo para a avaliação chamada Nota do MEC.
Neste artigo, preparamos seis dicas que podem ser colocadas em prática pelos gestores das universidades com o objetivo de aumentar a nota do Enade. Confira!
1. Prepare o seu corpo docente
A Universidade é a principal interessada em alcançar resultados satisfatórios no Enade. Por isso, a dica é que você comece preparando o seu corpo docente. Os professores são os grandes responsáveis pela efetiva prestação do serviço de formação dos alunos. Assim, se a metodologia de ensino praticada pelos mesmos for eficiente, as chances de formar bons profissionais para o mercado de trabalho são maiores.
Valorize o seu corpo docente, invista em formação contínua e estimule-os para que eles efetivamente transmitam aos alunos toda a base teórica para uma boa formação. A capacidade didática dos seus cursos vai fazer toda diferença na sua nota final do Enade.
2. Valorize o esforço e desempenho dos alunos
Um erro muito comum das universidades está na falta de informação e valorização do Enade frente aos seus alunos. Por isso, a dica é que você invista em ações e estratégias de incentivo ao aluno, mostrando que a sua instituição se importa com ele, com o bom desempenho no Enade e que acredita na sua capacidade de ter bons resultados.
A universidade pode fazer isso de diferentes formas, a ideia é que independente de qual seja escolhida, todas tenham o foco no reconhecimento do esforço.
Por exemplo, além de estimulá-los antes da prova, compartilhe com os alunos e agradeça a participação de todos após obter as notas. Nesse sentido, o desempenho também pode atrelado à benefícios, como descontos em pós-graduações mantidas pela sua instituição.
3. Ofereça suporte aos alunos
Os alunos são obrigados a fazer o Enade, mas muitos deles não gostam da ideia por vários motivos, inclusive por ser realizado nos finais de semana.
Para amenizar esse impacto negativo, a dica é oferecer, entre outras coisas, alguns benefícios que possam minimizar a sensação de “obrigação”. A universidade pode oferecer brindes, além de disponibilizar transporte e alimentação, como água e lanches saudáveis pré ou pós prova.
Quanto mais benefícios você oferecer ao seu aluno, mais tranquilo e estimulado ele vai se sentir.
4. Incentive a preparação para o exame
Quando sai a lista de alunos selecionados para o Enade, as universidades têm um papel importante na divulgação das informações. A lista é aleatória e é comum que muitos alunos selecionados não se conheçam diretamente ou não tenham contato no dia a dia.
Para “quebrar o gelo” e reunir os alunos, a instituição pode organizar um encontro para que todos se conheçam e possam se sentir incentivados a estudarem e se prepararem para o exame.
5. Organize os processos dentro da instituição
Para garantir bons resultados dentro de empresas ou instituições de ensino é necessário muita organização, o que significa estabelecer um fluxo de processos eficiente, visando melhores resultados.
E isso também vale para a prova do Enade, principalmente no âmbito da divulgação das informações sobre o teste. Já pensou o aluno ser surpreendido com a obrigatoriedade de realizar a prova sem nem saber da sua existência?
Por isso, informe os estudantes sobre o Enade com antecedência, fale sobre seu objetivo, funcionamento e a importância da avaliação, para a instituição, mas também para os alunos, já que uma universidade bem avaliada é sinônimo de qualidade de ensino, o que pode fazer toda diferença no mercado de trabalho.
6. Invista em melhorias constantes dentro da instituição de ensino
Por fim, como sabemos, o objetivo do Enade é avaliar a qualidade da educação dentro da IES. Dessa forma, aumentar a nota média nessa prova está diretamente relacionado com o desenvolvimento de ações visando melhorias em todos os setores da instituição.
Isso inclui melhoria no corpo docente, na estrutura, na comunicação, no conteúdo programático, no incentivo às atividades extra curriculares, entre outros.
A importância da nota do Enade para o desenvolvimento da sua IES
O desempenho dos alunos no Enade é um excelente indicador do nível de qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação das instituições de ensino superior. Por isso, ele acaba se tornando um parâmetro que ajuda a entender a situação da IES, suas forças e fraquezas, bem como eventuais oportunidades de melhoria.
A Tecfy, nesse contexto, trabalha para ajudar sua instituição a se preparar para todas as avaliações do Ministério da Educação. Oferecemos um painel de análise de todos os indicadores dos instrumentos de avaliação do MEC, para que o gestor da universidade possa realizar uma avaliação prévia, identificando eventuais pontos críticos e áreas que necessitam de investimento.
Você quer aumentar a nota do Enade na sua universidade? Então aproveite para conhecer mais sobre o Sistema de Governança de Avaliações do MEC, uma solução de inteligência da Tecfy.