O mercado de trabalho sofreu muitas mudanças durante a crise sanitária de 2020. A repentina adoção ao home office por boa parte das empresas gerou uma sobrecarga de compromissos e atividades durante o dia, e isso tem contribuído para profissionais ansiosos e insatisfeitos com a rotina.
Diante desse cenário, os times de gestão de pessoas precisam buscar novas maneiras de promover um ambiente mais agradável, já que a saúde física e mental dos colaboradores impacta diretamente o desempenho e satisfação profissional de todos.
Ciente disso, neste post iremos abordar medidas que podem ser tomadas pelo RH a fim de reverter esse cenário. Continue a leitura e conheça mais sobre o assunto!
Qual o impacto da saúde dos funcionários no desenvolvimento da empresa?
Para o bom desempenho da organização, presencial ou remotamente, é indispensável que seus colaboradores estejam satisfeitos com sua rotina. Afinal, eles dedicam uma parcela significativa de seu tempo para as demandas e funções do trabalho.
Quando a empresa zela pela saúde de seus funcionários, ela consegue garantir o equilíbrio físico e emocional, o que, gera diversas vantagens no dia a dia.
Colaboradores que têm qualidade de vida trabalham com mais entusiasmo, dedicação, são mais produtivos e contribuem nas relações interpessoais. Além disso, com a saúde dos funcionários em dia, a organização diminui custos relacionados à afastamentos e tratamentos médicos, por exemplo.
Por fim, ao promover ações com foco no colaborador a marca também fortalece sua imagem perante a um mercado, no qual as pessoas estão cada vez mais insatisfeitas.
Qual o papel do RH diante desse novo contexto?
O RH sempre teve um papel fundamental na busca pela saúde mental e física dos funcionários da empresa, atuando de maneira direta no relacionamento com eles.
E hoje, essa responsabilidade ainda prevalece, visto que a satisfação ainda é um dos maiores objetivos da gestão de pessoas. O departamento, nesse sentido, deve planejar práticas e ações condizentes com a nova realidade a fim de ajudar os times a se sentirem bem e motivados.
Ou seja, o RH, mesmo à distância, deve promover programas que auxiliem a detectar problemas de saúde. O setor também pode se colocar à disposição dos colaboradores para ajudar a solucionar qualquer empecilho, físico ou mental, que esteja impedindo à adaptação do colaborador ao novo modelo de trabalho.
Caso o funcionário tenha alguma necessidade específica, o responsáveis pelos recursos humanos podem disponibilizar opções de auxílio, promovendo orientações e acompanhamento sobre o estado de saúde.
De todo modo, independentemente das circunstâncias, esse setor deve se preocupar com os funcionários, continuamente zelando pelo bem-estar de todos os envolvidos.
Quais ações podem ser tomadas para preservar a saúde mental e física durante o home office?
Como vimos anteriormente, o RH deve tomar a frente em ações que ajudam a preservar a saúde física e mental dos colaboradores. O setor é o principal responsável por proporcionar um bom ambiente de trabalho, bem como uma ótima transição ao home office, para que todos trabalhem nas melhores condições.
Inclusive, o departamento de recursos humanos de grandes empresas, como Netflix, Nubank e Unilever, que já eram conhecidas por seus programas junto aos colaboradores, investiram ainda mais para que todos se sentissem bem com esse novo normal.
Entre as medidas de destaque, estão a flexibilização do horário de trabalho, eventos de descontração por vídeo conferência e até mesmo programas de assistência psicológica.
Cientes desse movimento, selecionamos alguns métodos simples e que funcionam para que sua empresa comece adotar o quanto antes. Confira as dicas!
Estimule a atividade física
Ter uma rotina de atividades físicas é um dos fatores que mais contribuem para uma vida saudável. Apesar da importância de manter o corpo em movimento, nem todos os colaboradores conseguem praticar algum exercício ou esporte durante a semana. Vale ressaltar ainda que manter o foco nessas atividades ainda se tornou mais difícil durante a crise.
Por isso, a empresa pode investir em atividades coletivas, que além de estimular o engajamento entre a equipe, ajuda a diminuir o estresse do dia a dia, colaborando para um estilo de vida mais saudável em todos os sentidos.
Mesmo distante fisicamente, a soluções de videoconferência ampliam as possibilidades. Conectados a especialistas de educação física todos podem seguir as melhores orientações para se movimentar dentro de casa e com poucos recursos.
Ajude a construir um clima saudável
O estresse é, sem dúvidas, uma das principais causas para o desenvolvimento de doenças, como depressão e distúrbios de ansiedade.
Em muitos casos, o ambiente de trabalho é apontado como um dos principais motivos para a evolução do problema. No home office, então, que a solidão se faz constante, a falta de estimulo pode prejudicar seriamente o desempenho de todos da empresa.
Por isso, criar estratégias e soluções para criar um ambiente saudável é uma das responsabilidades do RH. E isso envolve manter as pessoas em contato e harmonia, para que, mesmo à distância, as pessoas se sintam mais próximas, acolhidas e sintam que podem expressar suas opiniões.
O departamento de recursos humanos também precisa estar sempre atento às melhores maneiras de resolver conflitos, sempre buscando maneiras de engajar todos que fazem parte da equipe. Fazer pesquisas de satisfação, nesse momento delicado, ajudará a detectar o que ainda pode ser feito para construir um ambiente melhor.
Definitivamente, a crise só ressaltou como o RH tem grande influência na saúde mental e física dos funcionários. Portanto, busque melhorias internas e ações voltadas para a saúde dos colaboradores, como prática de atividades física, apoio emocional e um ambiente confortável.
O que achou do post? Entre em contato conosco e entenda como podemos oferecer soluções personalizadas para otimizar a gestão de pessoas em sua empresa!