A pandemia tem afetado os mais diversos setores da economia no mundo todo. À medida que os países entraram em confinamento para lidar com os efeitos da COVID-19, milhares de pessoas tiveram suas rotinas modificadas drasticamente. O distanciamento social e a necessidade de encontrar alternativas para desenvolver atividades cederam lugar para tecnologias que pudessem ocupar os espaços operacionais dentro de empresas de qualquer setor, acelerando a transformação digital.
Tarefas como contratação de profissionais, monitoramento de equipes, acompanhamento de demandas e entrega de serviços estão se tornando processos 100% digitais. Em um cenário pós-pandemia, uma reestruturação na forma de gerenciar negócios como forma de sobrevivência já está acontecendo.
De acordo com a Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e publicada em 16 de julho de 2020, mais de 700.000 empresas fecharam as portas desde o começo da crise sanitária até a primeira quinzena de junho deste ano.
O levantamento também mostrou que o novo coronavírus teve um impacto negativo em todos os setores econômicos, mas afetou especialmente o comércio (39,4%) e serviços (37%), principalmente no caso das pequenas empresas.
Muitos negócios começaram a tratar o uso da tecnologia como peça-chave na otimização de sistemas para melhorar a entrega de serviços e a comunicação com clientes. Essas adaptações poderão refletir em uma revolução tecnológica mais abrangente e com diversas inovações.
A seguir, veja por que a transformação digital está em foco no cenário pós-pandêmico:
Empresas e o uso da tecnologia
Segundo pesquisa realizada pela Deloitte, entre abril e maio de 2020, o total de empresas que utilizavam teletrabalho ou condições flexíveis antes da pandemia era de 24%; agora, as que adotaram ou pretendem adotar até junho totalizam 98%. Essa transformação no modelo de trabalho traz desafios imediatos em termos de adaptação de infraestrutura tecnológica, processos, políticas administrativas e gestão de equipes.
Por isso, realizar a transformação digital de uma empresa pode acelerar sua produtividade e aumentar o alcance de seus serviços. A mudança não acontecerá apenas em alguns setores, mas na gestão como um todo, mostrando-se como uma estratégia de negócio.
Os elementos principais incluem: migração de sistemas locais para nuvens híbridas, modernização de software financeiro e operacional, melhoria na experiência do cliente usando a tecnologia e criação de um ambiente de trabalho mais dinâmico e flexível.
Em resposta ao “teletrabalho” e outras medidas de isolamento, muitos adotaram alguns desses elementos, por necessidade. Entregas feitas por drones, lives sobre temáticas variadas que substituem eventos ao vivo, videochamadas e serviços prestados por meio de ferramentas digitais são adaptações que têm contribuído para mudar a mentalidade das pessoas frente à tecnologia no ambiente de trabalho.
A pandemia reforçou a convicção de que pessoas e tecnologias são essenciais para as organizações. Uma das maiores barreiras foi a dificuldade de construir modelos para integrar seres humanos com essas tecnologias: criar novos hábitos e práticas de gerenciamento de como as pessoas se adaptam, se comportam e trabalham em parceria com a tecnologia disponível; satisfazer necessidades distintamente humanas, como o desejo de significado, conexão e bem-estar no trabalho; maximizar o potencial do trabalhador e salvaguardar valores éticos.
Segurança dos dados e a troca de informações
Como interpretar a digitalização de operações corporativas como uma opção segurança? Os dispositivos devem ser protegidos contra vários tipos de riscos, como roubo e interferência nas informações. Isso exige o uso de criptografia, autenticação multifatorial forte e o uso da tecnologia VPN para acessar dados.
Os aplicativos e as ferramentas de trabalho remoto devem ser examinados e configurados para proteger os dados do cliente e o material confidencial da empresa. Existem muitas outras considerações para garantir que os sistemas permaneçam seguros, independentemente da localização do usuário.
A rápida adaptação para realocar a força de trabalho significa que as empresas estão expandindo ou implementaram novos sistemas para permitir o trabalho remoto e a capacidade de atender remotamente os clientes, sem necessariamente aplicar suas considerações normais de segurança.
Também existem inúmeras oportunidades de uso dos conceitos de Automação Robótica de Processos (RPA – Robotic Process Automation) e Aprendizado de Máquina (ML – Machine Learning) para simplificar o dia a dia das operações. Esses recursos podem ser bastante úteis para eliminar os processos manuais dispendiosos, acrescentando autonomia e confiabilidade às equipes como um todo.
Adoção de ferramentas digitais
Por que voltar ao método antigo de fazer negócios? A solução mais simples seria voltar ao formato de trabalho anterior ao distanciamento social. Porém, com a transformação digital, existe a possibilidade de oferecer soluções híbridas para todos os setores, por exemplo: novas dinâmicas de trabalho; gerenciamento de negócios; experiências mais complexas e personalizadas para os clientes; mais qualidade de vida aos funcionários; sustentabilidade corporativa; desburocratização de processos em geral; entre outros.
Todas essas opções estão se consolidando de forma mais rápida e podem aquecer o uso de inovações no dia a dia, tanto no trabalho como na vida pessoal. Pensando nisso, muitas ferramentas digitais já estão em alta no mercado para atender às necessidades das pessoas.
Fornecedoras de tecnologia têm liberado aplicativos de videoconferência e produtividade de forma gratuita. Google, Microsoft e Zoom, por exemplo, estão se organizando para atender às necessidades dos usuários existentes e comportar a nova demanda gerada pelo pico de uso das suas soluções.
A sociedade 5.0 está mais próxima?
Se há pouco tempo a chegada da internet era uma novidade, hoje os smartphones são companheiros inseparáveis na realização de tarefas complexas. Pessoas estão conectadas 24 horas por dia, usando a tecnologia para construir relações tanto de trabalho quanto pessoais. Depois da revolução 4.0 que contemplou a automatização dos processos manuais, integrando o universo da tecnologia com as máquinas, um novo conceito quer aprimorar essa relação.
O termo sociedade 5.0 existe no Japão desde 2016, é uma proposta de modelo de organização social em que tecnologias como Big Data, Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT) são usadas para criar soluções com foco nas necessidades humanas. A ideia é buscar, desde já e com o auxílio da tecnologia, novos modelos de sociedade que funcionem melhor e resolvam problemas do cotidiano de maneira ágil.
Ter cidades completamente conectadas, com integração total entre o espaço virtual e o físico. O modelo, chamado de Smart Cities, visa resolver os problemas sociais e econômicos que acontecem no planeta. Nesse cenário, seriam integradas soluções tecnológicas nas áreas como saúde, indústria, varejo, transporte e segurança pública, com o intuito de oferecer serviços mais eficientes aos seus usuários. Exemplos: computação em nuvem; energias renováveis; robótica; telemedicina e veículos autônomos.
Portanto, seja como um sucessor ou um complemento da Revolução 4.0, a Sociedade 5.0 veio para ficar. Com a transformação digital cada vez mais presente na sociedade, é fundamental que as empresas inovem e tragam soluções capazes de atender todo o ecossistema.
Fontes:
Pesquisa Deloitte – Tendências globais de capital humano 2020
Pesquisa IBGE – Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresa
Deloitte Insights – Returning to work in the future of work
Conheça a Tecfy
A TECFY é uma empresa de tecnologia do Grupo Tecnoset que atua há 30 anos no mercado, entregando soluções customizadas às necessidades de cada cliente.
Com profissionais especializados, realiza consultorias completas na área de gestão documental, executando os projetos de forma ágil, simples e segura. Simplifique o acesso às informações, reduza custos operacionais e melhore a produtividade do seu time com nossos serviços totalmente digitais. #BEDIGITAL
Quer saber mais?
Acompanhe também nossas redes sociais e assine a newsletter para receber insights sobre tecnologias voltadas para paperless, captura inteligente, gestão e digitalização de documentos e transformação digital de processos.
FACEBOOK | LINKEDIN | INSTAGRAM